Mundo Automotivo

Mudanças nos mais vendidos do Brasil em 20 anos

O ano de 2005 parece ter sido há um século, não é mesmo? Naquela época, o mundo — e, claro, o mercado automotivo — estava em um cenário bem diferente. Os celulares estavam longe de serem a central de nossas vidas, e os carros? Bom, a maioria não tinha nem central multimídia!

Naquela época, os carros mais vendidos eram bem básicos. O Fiat Uno, por exemplo, uma criação de 1984, ainda estava na briga e foi o terceiro mais vendido no Brasil, com nada menos que 64.833 unidades em apenas sete meses. Para se ter uma ideia, o salário mínimo girava em torno de R$ 300, e comprar um carro era um verdadeiro desafio, apesar de os fabricantes ainda focarem em modelos de alto volume, mesmo que com margens de lucro mais baixas.

Chegamos à crise de 2008, que mudou o jogo com crédito mais restrito. Depois, a pandemia de 2020 também deixou marcas. As montadoras tiveram que se adaptar, aumentar os preços e priorizar modelos mais caros, fugindo da velha lógica dos carros populares de volume.

### Como Mudaram os Carros

Se você olhar para os carros de 2005, vai notar que até equipamentos eram muito diferentes. Um Uno ou um Chevrolet Classic não vinham com itens que consideramos básicos hoje — como airbag ou freios ABS, que só se tornaram obrigatórios em 2014. Para quem dirigia na época, ar-condicionado e direção assistida eram sonhos caros, muitas vezes restritos aos modelos mais caros.

Observando os rankings, o que se vê agora? Um desvio incrível do foco de hatches compactos para SUVs. Em 2025, no topo das vendas, encontramos o VW Polo e o VW T-Cross. Os hatches de antigamente, como o Gol e o Palio, foram substituídos por modelos muito mais sofisticados e que atendem a todos os gostos e bolsos.

### Novo Cenário no Mercado

Falando ainda dos mais vendidos, em 2005, o líder era o VW Gol com 103.218 unidades, seguido pelo Fiat Palio e Chevrolet Celta. Esses carros eram soluções práticas e acessíveis, enquanto hoje, estamos cercados de SUVs, como o Honda HR-V e o Chevrolet Tracker, que possuem preços que muitas vezes ultrapassam os R$ 150 mil.

Aliás, quem costuma pegar estrada sabe do conforto que um SUV pode proporcionar, não é? Ultimamente, o único verdadeiro popular que ainda resiste é o Fiat Mobi. Mas até ele já enfrenta preços que vão além de R$ 80 mil!

### A Revolução nas Picapes

As picapes também evoluíram bastante. Em 2005, a Fiat Strada liderava e, em 2025, mantém a posição, triplicando as vendas com sua nova geração que combina potência e recursos modernos como câmbio automático e central multimídia.

As picapes intermediárias, como a Toro e a RAM Rampage, estão na moda agora. Elas oferecem conforto e tecnologia que se aproxima dos SUVs, além da versatilidade que só uma picape pode oferecer. E a Montana, que um dia foi uma picape simples, agora briga em um mercado mais sofisticado.

E, claro, não dá para esquecer da Kombi. Lançada em 1957, ela ainda vendeu bem até 2013, mesmo com um projeto ultrapassado. A ideia de um carro prático e versátil é algo que nunca sai de moda.

Nessas duas décadas, o mundo automotivo passou por muita coisa, e o que antes parecia ser uma moda passageira, se tornou algo muito mais robusto e interessante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo