Mundo Automotivo

MG4 lança bateria semissólida em elétricos acessíveis na China

A produção do novíssimo MG4 elétrico começou na fábrica da SAIC, em Nanjing. Se você curte carros, vai achar o visual desse hatch bem atraente! Ele traz linhas modernas, com faróis dividos que dão um ar futurista e um emblema que brilha, além de estar disponível em cores vibrantes, como o impressionante roxo Donglai Purple e o verde Qingbo Green.

O lançamento está previsto para 5 de agosto, e uma das grandes sacadas do MG4 é que ele será o primeiro carro elétrico acessível a usar uma bateria de estado semissólido. Isso é algo que até agora só vimos em modelos mais luxuosos e conceituais, então já dá pra sentir o peso dessa novidade, né?

### Bateria e Desempenho

Chen Cui, gerente da MG, comentou que essa bateria foi desenvolvida pela QingTao Energy e tem só 5% de eletrólito líquido. Além disso, passou por testes de segurança rigorosos, incluindo perfurações em 360 graus! A autonomia promete ser de até 537 km no ciclo chinês (CLTC), o que já é uma excelente notícia para quem roda bastante.

E o desempenho da bateria em temperaturas abaixo de zero também impressiona: ela entrega 13,8% a mais de autonomia em climas de -7 °C, comparada às baterias LFP comuns. Isso é um baita diferencial, especialmente se você vive em locais frios!

Com uma capacidade de 70 kWh, a bateria alimenta um motor traseiro de 120 kW (163 cv), garantindo uma tração traseira que pode fazer a diferença na dirigibilidade. Olhando para o BYD Dolphin, que é um dos concorrentes diretos, ele tem tração dianteira e motor de 70 kW na versão básica, podendo chegar a 150 kW nas versões mais caras. Portanto, o MG4 pode ter uma vantagem na hora de pegar a estrada.

### Dimensionamento e Conforto

O MG4 também cresceu comparado ao modelo anterior. Com 4,39 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,75 metros, ele é maior que o Dolphin, o que significa mais espaço interno e um porta-malas mais generoso. Quem dirige por longas distâncias sabe como um porta-malas espaçoso pode ser útil para viagens, não é mesmo?

A produção em massa do MG4 na China já começou, o que mostra o compromisso da SAIC com este projeto.

### Tecnologia a Bordo

Outra coisa interessante é que o MG4 estreia um sistema novo, o MG×Oppo, feito em parceria com a fabricante de celulares. Imagina você controlando o carro com comandos de voz ou gestos? E ainda dá pra espelhar os aplicativos do celular direto na tela do carro. Muito prático para quem vive conectado, certo?

### Preços e Competitividade

Os preços na China devem ficar entre 80 mil e 120 mil yuan, o que seria algo em torno de R$ 60 mil a R$ 98 mil. Isso posiciona o MG4 como um concorrente direto do BYD Dolphin. Chen Cui até afirmou que, se os preços forem parecidos, “não há motivo para o cliente escolher outro modelo”. E, só pra adicionar mais um exemplo do avanço tecnológico, o Huawei Stelato S9T está chegando com uma autonomia de até 801 km.

Com todas essas novidades, fica difícil não ficar animado com esse novo elétrico!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo