O Bolsa Família atualmente atende mais de 20 milhões de brasileiros, trazendo um pouco mais de dignidade para as suas vidas. Mas o que poucos sabem, é que quem recebe o Bolsa Família também tem direito a receber outros benefícios que podem aumentar ainda mais o valor mensal que a família recebe, como um auxílio para comprar o botijão de gás ou até mesmo um grande desconto na conta de energia. Confira todos os benefícios e como se inscrever.
Isso tudo é possível por intermédio do CadÚnico
O Cadastro Único é como se fosse a porta de entrada para todos os demais programas sociais do governo, pois ele consegue reunir em um banco de dados, diversas informações sobre a situação socioeconômica dos brasileiros, a fim de remanejá-los para os programas que eles se adequam às regras, o que acaba gerando uma melhoria de vida.
Por isso, quem recebe o Bolsa Família, provavelmente se encaixa também em vários outros programas, que podem ajudar ainda mais a família a ter uma renda bacana. Pois com descontos na energia e até mesmo subsídio para comprar o gás de cozinha, a vida fica bem mais ‘leve’.
Vale lembrar que cada benefício tem suas próprias regras e também vai depender da disponibilidade na região em questão. Ou seja, regiões diferentes, necessidades diferentes, por isso, benefícios diferentes também.
Veja também: Como entrar no Cadastro Único 100% pela internet
Confira todos os benefícios que estão disponíveis para beneficiários do Bolsa Família
Isenção em concursos públicos: Quem está inscrito no CadÚnico pode ter acesso a isenção na taxa de inscrições para concursos, em qualquer uma das três esferas, seja federal, estadual ou municipal.
Luz para todos: Esse programa ajuda principalmente às famílias que moram na zona rural, levando energia elétrica para todas elas.
Programa de Aquisição de Alimentos: O programa em questão, auxilia a agricultura familiar, promovendo ainda mais o acesso a uma boa alimentação.
Tarifa social de água e energia: Algumas empresas tanto de água quanto de energia, podem oferecer uma tarifa social, onde elas oferecem descontos exclusivos para quem faz parte do Bolsa Família.
Programa Criança Feliz: O programa visa ajudar no desenvolvimento infantil, das crianças com idade entre 0 a 3 anos, eles recebem visitas em suas próprias casas.
BPC: O programa em questão, presta assistência para pessoas com deficiência ou idosos que tenham uma idade superior a 65 anos e que estejam em situação de pobreza ou extrema pobreza. O benefício é no valor de 1 salário.
Microcrédito: Quem recebe o Bolsa Família também pode conseguir microcrédito, para iniciar ou manter um pequeno negócio. Os juros são bem baixos e os prazos são superiores aos convencionais.
Veja também: Quem tem Cadastro Único terá novo benefício de R$ 250 por mês