Muitos brasileiros não sabem, mas podem solicitar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em contextos que vão além de uma demissão sem justa causa, por exemplo.
É o caso do que ocorre com o famoso Saque Calamidade, que é fornecido a uma parcela da população em momentos bem específicos, podendo chegar ao valor dAe R$ 6.2 mil.
O nome desse saque, como fica subentendendo, está justamente ligado a calamidades que prejudiquem o cidadão financeiramente. Porém, para ter acesso a ele é preciso, antes de qualquer coisa, entender suas características.
No que consiste o Saque Calamidade do FGTS
O Saque Calamidade do FGTS pode ser solicitado sempre que, na cidade em que o cidadão reside, for declarado estado de emergência ou de calamidade pública. Tal declaração deve ser devidamente publicada, sempre respeitando o prazo máximo.
Vale citar, ainda, que somente alguns acontecimentos muito específicos são considerados calamidade, sendo alguns deles:
- Alagamentos;
- Trombas d’água;
- Tornados;
- Enchentes;
- Inundações bruscas;
- Ciclones extratropicais.
Outro ponto a se ter em mente, antes de tentar realizar esse saque, é que é preciso possuir saldo no FGTS e, ainda, não ter feito a mesma solicitação em período menor que um ano.
É importante, também, sempre prestar atenção à lista de cidades nas quais o Saque Calamidade está e vigor, e aos respectivos prazos para que o dinheiro seja retirado.
A lista oficial de municípios é atualizada semanalmente no endereço web https://www.fgts.gov.br/Pages/sou-trabalhador/saque-calamidade.aspx, e abaixo estão alguns exemplos do final de fevereiro, para simples conferência:
- Fundão (ES): a solicitação deve ser feita até 09 de abril;
- Salinas (MG): a solicitação deve ser feita até 08 de março;
- Palmitinho (RS): a solicitação deve ser feita até 20 de abril;
- Gaspar (SC): a solicitação deve ser feita até 18 de abril;
- Lins (SP): a solicitação deve ser feita até 30 de abril.
Veja também: Casamento DE GRAÇA! Inscrições estão abertas em 2023
Como a solicitação desse saque pode ser feita
Quem mora em uma das cidades nas quais o Saque Calamidade do FGTS pode ser utilizado pode fazer a solicitação em uma agência da Caixa, ou mesmo pelo aplicativo do FGTS.
Caso escolha utilizar o aplicativo, será preciso clicar em “Meus Saques” e, então, clicar em “Outras Situações de Saques”. Terminada essa etapa, será hora de clicar em “Calamidade Pública” e selecionar a cidade de residência.
Lembrando que a solicitação só será aceita após o envio de todos os documentos solicitados.
Já se escolher se dirigir a uma agência da Caixa, o cidadão deverá ter em mãos a seguinte documentação:
- Comprovante de residência;
- Documento de identificação;
- CPF;
- Carteira de Trabalho ou documento similar, que comprove o vínculo com uma empresa.
O município também deve fazer sua parte, enviado à Caixa documentos específicos, como a relação de todas as residências que foram atingidas pelo desastre e registros fotográficos (caso existam).
Veja também: 10% de desconto na conta de água atrasada; veja quem pode ter