Apesar de atualmente ser indispensável para milhões de pessoas, você deve se lembrar que o uso do aplicativo Caixa Tem é bastante recente, não é mesmo? Pois bem, criado ainda em 2020, o aplicativo logo se tornou popular devido os pagamentos do Auxílio Emergencial, que eram realizados através dele.
Além deste, outro benefício social é também recebido através do app: o Auxílio Emergencial/Bolsa Família. São milhões de usuários que podem não só conferir quando os valores são liberados, mas também movimentar o dinheiro quando este cai na conta, tudo isso de acordo com um calendário de pagamento já estabelecido pelo governo federal.
No entanto, apesar de toda a importância do aplicativo, é mais comum do que se pensa o esquecimento das senhas e, portanto, ter dificuldades para acessar respectiva conta. A notícia é que não é tão difícil assim recuperar logo esse acesso.
Aplicativo Caixa Tem foi lançado em época de crise pandêmica e facilitou o acesso de milhões de brasileiro à programas sociais do governo. / Imagem: Jeane de Oliveira. / noticiadamanha.com.br
Aplicativo Caixa Tem
Como se sabe, o aplicativo Caixa Tem foi criado e disponibilizado pela Caixa Econômica Federal (CAIXA), com o objetivo de disponibilizar uma conta digital para os beneficiários sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o auxílio emergencial.
Com o Caixa Tem, os beneficiários passaram a poder receber e movimentar o dinheiro dos programas sociais de forma digital, sem precisar ir a uma agência bancária e, até mesmo, enfrentar filas gigantescas para conseguir sacar algum valor.
Além de tudo, o aplicativo também permite realizar outras transações, melhorando ainda mais a experiência do usuários, tais como pagamentos de contas, recargas de celular, transferências entre contas Caixa e demais instituições financeiras, entre outras funcionalidades.
Foi durante a pandemia de Covid-19 que o Caixa Tem foi amplamente utilizado para o pagamento do Auxílio Emergencial, um programa de transferência de renda direta criado pelo governo federal para ajudar as pessoas mais vulneráveis economicamente durante a crise sanitária e buscar mitigar as consequências econômicas causadas pela pandemia.
Veja também: Trabalhadores com carteira assinada já podem comemorar o dinheiro EXTRA de 2023
Passo a passo de como recuperar o acesso ao aplicativo
Vivemos em uma era em que as senhas são utilizadas para praticamente tudo, sobretudo no mundo digital e, com tantos aplicativos e serviços que exigem esse código, é fácil perder o controles e acabar esquecendo ou confundindo as informações de acesso.
Nesse sentido, caso a senha utilizada para acessar o aplicativo Caixa Tem seja perdida ou esquecida, para recuperar o cadastro pode dar dor de cabeça ao usuário, no entanto, o procedimento pode ser realizado em formato remoto e, na verdade, de forma bem simples.
Para recuperar a senha de acesso do Caixa Tem, confira o passo a passo listado abaixo:
- Abra o seu aplicativo Caixa Tem;
- Digite o seu CPF como de costume e, em senha, vá em “Recuperar senha”;
- Digite novamente o seu CPF e toque em “Continuar”;
- Feito isso, o próprio aplicativo enviará as instruções de recuperação de senha através do e-mail cadastrado;
- Abra o seu e-mail e clique em “Link para redefinir credenciais”;
- Agora você já poderá criar uma nova senha, que deverá possuir seis dígitos numéricos;
- Vá em “Continuar” para concluir o processo.
Com a nova senha definida, agora você já poderá acessar o aplicativo Caixa Tem através do CPF e nova senha. No entanto, caso o problema seja bloqueio do acesso, os passos a se seguirem são os seguintes:
- Abra o seu aplicativo Caixa Tem;
- Digite o seu CPF e senha de acesso;
- Vá em “Liberar Acesso” e clique no link de encaminhamento para o WhatsApp;
- Envie os documentos necessários e aguarde o desbloqueio, que pode demorar até 48h.
Caso nenhum dos passos resolva o problema em questão, é necessário se encaminhar para uma agência do banco Caixa.
Veja também: Cartão com MUITOS benefícios para idosos será lançado quando pelo governo?