Volkswagen Tera é lançado na Argentina com motor 1.6 aspirado

O Volkswagen Tera, que fez sua estreia no Brasil em maio, acaba de dar mais um passo e chegou oficialmente à Argentina, seu primeiro mercado fora do país. O SUV, que se posiciona entre o Polo Track e o Nivus, já começou a ser vendido nas concessionárias argentinas desde o dia 12 de agosto. Uma ótima opção para quem procura um carro prático e que tenha a cara do dia a dia.
Esse modelo é fabricado aqui no Brasil, usando a plataforma MQB A00, e estará disponível em quatro versões: Trend, Comfort, High e Outfit. A versão de entrada vem equipada com um motor 1.6 16V aspirado, que entrega 110 cv, acompanhado de um câmbio manual de 5 marchas. As versões mais completas, por outro lado, trazem um motor 1.0 TSI turbo a gasolina, com 101 cv e um câmbio automático de seis marchas — perfeito para quem prefere conforto na hora de dirigir.
No Brasil, o Tera se destaca com outras opções de motor, incluindo o 1.0 MPI aspirado de 84 cv e o 1.0 TSI de 116 cv, ambos com escolha entre manual ou automático. Se você já sentiu a diferença de um câmbio mais ágil em um engarrafamento, sabe como isso pode facilitar a vida.
Medindo 4,15 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,50 m de altura, o Tera tem um entre-eixos de 2,56 m. Isso resulta em um porta-malas que varia de 350 a 400 litros, o que vem a calhar em viagens ou quando a família cresce. O tanque de combustível leva 50 litros, e você pode optar por rodas de 16 ou 17 polegadas.
Falando em tecnologia e conforto, todas as versões vêm com um painel digital de 8” e uma central multimídia VW Play de 10”, que suporta Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Isso é ótimo para quem não abre mão de ouvir suas músicas ou usar o GPS durante o trajeto. E, claro, o ar-condicionado e um volante ajustável estão lá para garantir que você dirija com prazer.
Nas versões mais sofisticadas, você encontra itens como câmera de ré, ar-condicionado digital, sensores dianteiros, faróis em LED, controle de cruzeiro adaptativo e bancos em couro sintético. Uma fofura para quem faz longas viagens!
Em relação à segurança, o Tera não decepciona. Todas as versões contam com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas e assistente de partida em rampa. No entanto, a frenagem autônoma de emergência, que ajuda bastante na cidade, é padrão apenas nas versões High e Outfit; nas Trend e Comfort é opcional — no Brasil, é um item que vem de série em todas.
A Volkswagen ainda não divulgou os preços oficiais para o Tera na Argentina, mas esfriando a conversa nas concessionárias, a estimativa gira entre 30,5 e 38,5 milhões de pesos, o que equivale a algo entre R$ 125 mil e R$ 158 mil. Já por aqui, o modelo parte de R$ 105.890 até R$ 141.890, sempre ocupando aquele espaço entre o Polo e o Nivus.
É sempre interessante ver como os carros estão se adaptando às nossas necessidades e como a Volkswagen traz opções para quem busca um suv compacto para o dia a dia, e não só um carro.