Mundo Automotivo

Ram Dakota é apresentada em teaser e desafia Hilux e Ranger

A Ram confirmou que sua nova picape média está a caminho, e vai ser apresentada em São Paulo ainda esta semana. A expectativa é grande, afinal, o modelo, que deve se chamar Dakota, traz de volta um nome que fãs de carros dos anos 90 e 2000 vão reconhecer. Ele vai encarar feras como a Toyota Hilux, Ford Ranger, Fiat Titano, Nissan Frontier e a famosa Chevrolet S10. E a melhor parte? O Dakota vai ser montado na Argentina, na mesma linha de produção do Fiat Titano, e deve chegar ao Brasil no último trimestre deste ano.

Nos últimos meses, algumas unidades do Dakota já foram vistas em testes nas estradas brasileiras. Algumas até estavam em caminho para concessionárias, o que só aumenta a expectativa. O modelo foi desenvolvido especialmente para o mercado sul-americano e vai ficar posicionado acima da Rampage no portfólio da marca. Ele utiliza a plataforma da Changan Kaicene F70, que também serve de base para outros modelos como o Fiat Titano e o Peugeot Landtrek. Mas a Ram promete que o Dakota terá um visual próprio e um acabamento mais refinado, o que está sempre em alta com os amantes de picapes.

Falando em visual, o primeiro teaser release pela Stellantis mostra detalhes bem interessantes. A grade hexagonal, com o nome “RAM” em destaque, promete ser um dos chamarizes do modelo. Também dá pra ver faróis afilados com iluminação em LED interligada e um para-choque robusto, que combinam com pneus feitos para o off-road. A inscrição “Nightfall” na tampa traseira sugere que pode ser o nome da versão de lançamento, mostrando que o Dakota vem com um desenho agressivo, que deve atrair muitos olhares.

E se você está pensando no conforto dentro da cabine, as novidades também são promissoras. O Dakota deve vir equipado com uma central multimídia generosa e ar-condicionado digital de duas zonas. Para quem gosta de conforto ao dirigir, os bancos com ajuste elétrico serão uma mão na roda. Além disso, o pacote será recheado com assistentes de condução, ou ADAS, bem como um acabamento que remete aos modelos maiores da marca vendidos nos Estados Unidos.

Em relação à motorização, o Dakota vai contar com um motor 2.2 turbodiesel da Stellantis, entregando 200 cv e cerca de 45 kgfm de torque. Essa combinação vem com um câmbio automático que pode ter oito ou nove marchas. Para quem gosta de aventurar fora do asfalto, a tração 4×4 sob demanda vai ser um grande diferencial. Além disso, vamos ter freios a disco nas quatro rodas e uma suspensão que promete oferecer conforto e capacidade para encarar estradas de terra.

Toda essa robustez e tecnologia vêm com um investimento considerável de R$ 2 bilhões, que a Stellantis aplicou para fazer desse projeto, chamado internamente de KP2, uma realidade. A ideia é que essa unidade na Argentina se torne um polo regional para picapes, abrangendo tanto modelos de entrada quanto os mais luxuosos, o que promete atender a todos os gostos.

O Dakota está se preparando para entrar no mercado em grande estilo e seguramente vai agitar o setor de picapes por aqui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo