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Lamborghini investe em “combustível do futuro” para motores a combustão

A Lamborghini está com um olhar bem atento ao futuro dos motores a combustão. Sabendo que o fim desses propulsores pode afetar a paixão de seus clientes, a marca decidiu adiar o lançamento do seu primeiro carro elétrico e focar em combustíveis sintéticos. Dessa forma, eles prometem manter a chama acesa dos motores que fazem o coração dos automobilistas bater mais forte, como o novo V8 biturbo de 4.0 litros, que pode funcionar com esses combustíveis que não vêm do petróleo e, ainda assim, garantir uma performance de tirar o fôlego.

Em um papo descontraído com a revista australiana CarExpert, o diretor técnico da Lamborghini, Rouven Mohr, destacou que o combustível sintético pode ser a salvação para os motores a combustão. Ele garante que o novo propulsor do Lamborghini Temerario traz o melhor dos dois mundos: eficiência com gasolina ou com combustível sintético. Isso é perfeito para quem ama acelerar e sentir a emoção de um motor rugindo.

Mohr também tocou em um ponto interessante: a conexão emocional que muitos de nós, amantes de carros, sentimos ao dirigir. Ele acredita que, neste momento, os carros elétricos ainda não conseguem proporcionar a mesma interação sensorial que um motor a combustão oferece. Para ele, essa transformação vai levar tempo e, quem sabe, até os mais jovens voltem a se encantar com o charme dos motores tradicionais.

A estratégia da Lamborghini vai além de 2035, quando a União Europeia pretende banir a venda de carros que emitem CO₂. Mas a legislação não proíbe os motores a combustão, desde que funcionem com combustíveis que não agravam as emissões de carbono. Isso abre espaço para a utilização de sintéticos, que prometem continuar a tradição de carros potentes.

O único porém é que esses combustíveis, por enquanto, são caros e ainda não estão amplamente disponíveis. Mas isso não deve ser um problema para os afortunados compradores da Lamborghini. Afinal, a marca faz parte do Grupo Volkswagen, que inclui a Porsche. E adivinha? A Porsche já está produzindo combustíveis sintéticos no Chile, utilizando energia eólica, água e CO₂. Esses combustíveis estão abastecendo até modelos icônicos como o 911.

A Porsche garante que seu combustível é 100% renovável e é feito a partir de hidrogênio limpo e CO₂ capturado do ar. O projeto, realizado em parceria com a chilena HIF, visa a neutralidade de carbono para motores de alto desempenho. E mesmo que o 911 não seja barato, os donos de carros desse calibre estão dispostos a gastar um pouco mais em combustível se isso significa manter o motor que adoram.

Enquanto a Lamborghini e a Porsche buscam um caminho sustentável, outras marcas como Bentley e Bugatti também estão testando combustíveis sintéticos. Por outro lado, marcas como Ferrari, Toyota, Mazda e Subaru estão explorando alternativas para manter seus motores sem depender exclusivamente de combustíveis fósseis.

No entanto, o desafio é grande. Para tornar o combustível sintético uma realidade em grande escala, será necessário um investimento considerável e cooperação a nível global. Com tantas montadoras apostando tudo nos elétricos, fica a dúvida se teremos os recursos necessários para viabilizar o combustível sintético fora do nicho de luxo.

Para nós, apaixonados por carros, o cenário é tão intrigante quanto um motor potente em alta rotação. E vai ser interessante ver como essa história se desenrola!

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