Honda CB 650R E-Clutch 2026 elimina necessidade de embreagem

Você já pensou em ter uma moto esportiva, mas quando olha para o trânsito das grandes cidades, acaba desanimando? Com razão! Além do estresse do dia a dia, a preocupação com roubos, consumo de combustível e seguro alto também pesa na balança. Mas a Honda, que é uma gigante nesse mundo das duas rodas, trouxe uma solução incrível – a CB 650R 2026 com o sistema E-Clutch, que chega para facilitar a vida dos motociclistas em ambientes urbanos.
Esse novo sistema de embreagem automática faz o trabalho pesado por você. Imagine poder arrancar e parar sem precisar apertar a alavanca da embreagem? É isso mesmo! A Honda resolveu essa dor de cabeça, mantendo, é claro, a opção de usar a embreagem manual se você preferir. Muito prático, né?
### Honda CB 650R 2026: as mudanças
A nova CB 650R mantém o design charmoso do estilo Neo Sports Café e ganha um visual ainda mais atraente com algumas atualizações. O conjunto óptico em LED, a lanterna traseira repaginada e os defletores de radiador são só algumas das melhorias que dão um ar mais moderno à moto. Para quem gosta de detalhes, o tanque de 15,4 litros continua com linhas angulosas, trazendo um toque retrô que combina perfeitamente com a modernidade.
E falando em tecnologia, o painel agora é uma tela TFT colorida de 5 polegadas, com três modos de exibição e brilho ajustável. Os comandos no punho esquerdo foram otimizados, ganhando retroiluminação e um joystick para navegar com facilidade sem tirar as mãos do guidão.
### O motor e a mecânica
O motor da CB 650R não deixa a desejar. Com 649 cm³ DOHC, ela entrega 86,7 cv a 12.000 rpm e 5,8 kgfm de torque a 9.500 rpm. É como ter um coração pulsante que garante emoção na pilotagem. O câmbio de seis marchas é ágil, e os recursos como embreagem assistida e deslizante, além do controle de tração HSTC, trazem segurança e confiança.
### A experiência com o E-Clutch
Recentemente, tive a chance de dar algumas voltas no Centro Educacional de Trânsito da Honda em Indaiatuba (SP). O sistema E-Clutch é impressionante! Mesmo com a alavanca de embreagem ali, você não precisa tocar nela se não quiser. Ao ligar a moto, uma luz verde no painel indica que o E-Clutch está ativado, permitindo que você inicie a marcha sem qualquer esforço. No começo, é como andar de bicicleta com rodinhas – uma surpresa que acaba se tornando parte do aprendizado.
“Quem já pegou aquele trânsito caótico sabe como esse tipo de tecnologia pode salvar o dia!” Após pegar o jeito, a saída é suave e a potência começa a fluir, com um quickshifter que permite passar marchas sem usar a embreagem. É uma experiência que quem já teve motos esportivas mais caras já deve conhecer, mas aqui na CB 650R isso vem de forma acessível.
### Preparado para encarar a cidade
Ao chegar em um sinal, a CB 650R faz todo o trabalho por você. Quando a moto registra 0 km/h, o sistema aciona a embreagem automaticamente, evitando que a moto morra. Um aviso piscante no painel te ajuda a evitar esquecer de reduzir as marchas antes de parar.
Se você preferir, ainda dá para usar a moto de maneira mais tradicional, acionando a embreagem manualmente. Esse sistema híbrido permite que você escolha como quer pilotar, e a Honda pensou em tudo!
Com essa nova abordagem, a CB 650R E-Clutch 2026 parece ter solucionado um problema que muitos nem sabiam que tinham. É uma inovação que conquista pela praticidade e tecnologia, fazendo da experiência de pilotar algo ainda mais divertido. E quem não gostaria de ter uma moto que se adapta ao ritmo do dia a dia?
### Disponibilidade e preços
A CB 650R E-Clutch 2026 chega ao mercado na segunda quinzena de agosto, nas cores cinza fosco, azul perolizado e vermelho perolizado. Com um preço sugerido de R$ 58.270 (considerando a base São Paulo, sem frete ou seguro), a moto entra para a lista das opções que valem a pena ser consideradas. Afinal, uma máquina dessas não é só um veículo, é uma maneira de viver a liberdade de duas rodas!