Mundo Automotivo

Citroën dá desconto de R$ 11.700 no Aircross

A fase não está nada fácil para o Citroën C3 Aircross. Lançado no final de 2023, ele chegou às concessionárias prometendo conquistar os brasileiros com seu estilo de SUV, um espaço interno que agrada, motor turbo e ainda a opção de versões com cinco ou sete lugares. No papel, parecia que a receita estava perfeita para encantar os consumidores. Mas a realidade é bem diferente.

De acordo com os números da Fenabrave, em 2024, o Aircross vendeu apenas 8.286 unidades, o que dá uma média de cerca de 690 carros por mês. Para se ter uma ideia, isso está muito longe dos líderes de vendas do segmento, como o Volkswagen T-Cross, que bateu 83.996 e o Chevrolet Tracker, com 69.433. Assim, fica claro que o novo Citroën não está conseguindo o sucesso que esperava.

Para tentar mudar esse cenário, a Citroën está lançando uma série de promoções. Por exemplo, a versão Feel Turbo 200 AT, que é a opção mais barata, está anunciada a R$ 121.600, mas com a promoção, você pode encontrá-la por R$ 109.990 em unidades de 2024/2025. Para quem busca o modelo mais atualizado, a versão 2025 tem preço de R$ 112.990. Além disso, há um plano de financiamento que pode facilitar a vida de quem está pensando em comprar. São R$ 79.093 de entrada, que corresponde a cerca de 70% do valor, mais 24 parcelas de R$ 1.596,05 sem juros.

A mecânica do Citroën C3 Aircross conta apenas com um motor 1.0 turbo flex de três cilindros, que entrega 130 cv quando abastecido com etanol e 125 cv com gasolina. O torque é sempre de 20,4 kgfm, independente do combustível. O câmbio é automático do tipo CVT, simulando sete marchas, e tração dianteira. Para quem roda bastante e precisa da agilidade do câmbio, essa é uma boa escolha, mas é sempre bom lembrar da importância de calibrar os pneus, especialmente antes de pegar a estrada.

### SUV ganhará versão XTR em breve

Recentemente, a Citroën anunciou planos de lançar novas versões do C3 e do Aircross, possivelmente já na linha 2026. Entre essas novidades, haverá uma configuração aventureira chamada XTR, que fez sucesso nos anos 2000 no C3 hatchback. Embora os detalhes ainda sejam escassos, é esperado que essas versões tragam um visual mais robusto, tanto por dentro quanto por fora.

Por outro lado, as mudanças na mecânica não devem vir por agora. Não há informações sobre os preços nem o que exatamente podemos esperar dessas novas versões. Além disso, o Aircross ainda não vai contar com a eletrificação leve que já está nos modelos Fiat Pulse e Fastback. O SUV foi flagrado em testes sem camuflagem, rodando junto com o Peugeot 2008, que também deve ganhar a nova tecnologia, mas essa novidade deve ficar para mais adiante.

Quem é apaixonado por carros sabe que mudanças acontecem o tempo todo no mercado, e o que vale na hora de escolher um SUV é, sem dúvida, o que atende melhor às suas necessidades e expectativas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo