Volkswagen Polo Track duplica vendas com IPI zero – Fipe Carros

O Volkswagen Polo 2026 chegou ao mercado com algumas mudanças interessantes, principalmente na variedade de versões que ele oferece. Agora, temos um leque mais enxuto de opções, em parte por conta da chegada do novo SUV Tera, que quer conquistar seu espaço nas vendas. Mas calma, ainda há Polo para todos os gostos! O preço inicial começa em R$ 84.445 e ele ainda está incluso no programa “Carro Sustentável”, que zera o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Esse programa é uma boa notícia para quem procura um carro compacto com motor flex de até 115,5 cv. Com os impostos reduzidos, os preços ficam muito mais amigáveis. Em julho, mais de 37 mil veículos beneficiados por essa iniciativa ganharam as ruas, segundo a consultoria K.Lume. Se você já pegou estrada durante um feriado, sabe o quanto a escolha do veículo certo faz a diferença.
O grande destaque no mês foi o Volkswagen Polo Track, que vendeu impressionantes 8.806 unidades, se tornando o líder entre os modelos do programa. Logo atrás, o Fiat Argo Drive vendeu 7.160 unidades e o Fiat Mobi Like, 5.961. Surpreendentemente, a versão Polo TSI, que retornou ao mercado por conta do incentivo, ficou em quarto lugar com 3.304 unidades vendidas, seguida pelo Hyundai HB20 Limited, que vendeu 2.236.
Esses números mostram que o programa realmente mexeu com o mercado. O Polo, no total, vendeu 12.937 unidades em julho, o que equivale a um crescimento de 101% em relação a junho. Isso mostra que o modelo continua com força total, sendo o carro mais vendido do Brasil. E adivinha? O interesse pelo Polo Track aumentou 59% nesse período.
Na disputa dos modelos 1.0 mais vendidos, o Polo se destacou mais uma vez. Enquanto ele liderou com 12.937 unidades em julho, o Fiat Argo ficou com 8.311 e o Fiat Mobi, com 8.099. O Chevrolet Onix, que sempre foi forte concorrente, emplacou 7.688 unidades, seguido pelo Volkswagen T-Cross com 7.654 e o Hyundai Creta com 6.914.
Agora, falando especificamente da versão Track, ela traz um motor 1.0 de três cilindros, que não conta com turbo. Com gasolina, entrega 77 cv e 9,6 kgfm de torque. Curiosidade: quando abastecido com etanol, esses números sobem para 84 cv e 10,3 kgfm. O câmbio aqui é manual de cinco marchas, talvez uma escolha que agrada a quem gosta de mais controle na direção.
As dimensões do Polo se mantêm inalteradas, com 4,07 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e uma distância entre-eixos de 2,57 m. O porta-malas oferece 300 litros de espaço, um bom número para viagens ou compras no supermercado.
Quando o assunto é consumo, o Polo Track faz média de 13,9 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol na cidade. Na estrada, os números ficam ainda melhores: 16,3 km/l com gasolina e 11,4 km/l com etanol, segundo dados do Inmetro. Quem já passou horas na estrada sabe a importância de um bom rendimento.
E falando em conforto e conveniência, o modelo conta com uma boa lista de itens de série, como airbags laterais, rádio Media Plus II, ar-condicionado, direção elétrica e volante multifuncional. Os vidros e travas elétricas também são padrão, além do ajuste de altura do banco do motorista. Para quem quiser algo mais tecnológico, existe a opção de incluir a central multimídia VW Play.
É sempre bom ver como os fabricantes estão se adaptando ao mercado e trazendo novidades que podem agradar a nós, apaixonados por carros.