Toyota investe em motores a combustão para híbridos e elétricos

A Toyota continua firme na crença de que o motor a combustão interna ainda tem bastante a oferecer, mesmo com a onda crescente dos elétricos. A gigante automotiva reitera seu compromisso de longa data com essa tecnologia, que sempre fez parte da sua estratégia global.
Eles estão lançando uma nova linha de motores térmicos, que promete ser bastante versátil. Esses motores estarão em diversos tipos de veículos, incluindo híbridos e até mesmo modelos que usam hidrogênio. Vale lembrar que a Toyota é pioneira em sistemas híbridos e, ao contrário de muitas montadoras, ainda não abandonou completamente os motores a combustão.
Em uma conversa descontraída com o Automotive News, Andrea Carlucci, vice-presidente de estratégia de produto da Toyota Europa, destacou a versatilidade como o foco principal. “Estamos ajustando o novo motor para ele se adequar a várias aplicações, seja em híbridos, plug-ins ou até elétricos com gerador a combustão”, disse ele. Essa flexibilidade pode ser um alívio para quem está preocupado com a transição total para os elétricos.
Os novos motores, que são quatro cilindros, incluem opções de 1.5 aspirado e turbo, além de um 2.0 turbo. Eles estão sendo desenvolvidos em parceria com a Subaru e a Mazda, e o melhor de tudo: são menores e mais leves. O mais legal? Eles podem funcionar com gasolina, biocombustíveis, hidrogênio e combustíveis sintéticos. Ou seja, há uma aposta na sustentabilidade sem abrir mão da adrenalina.
Falando em eficiência, os EREVs (veículos elétricos de autonomia estendida) têm uma mecânica interessante. Em vez de mover as rodas, o motor trabalha como um gerador, recarregando a bateria enquanto você dirige. Isso garante que ele funcione em rotações ideais, otimizando a eficiência. Para quem já experimentou modelos como o BMW i3 REX ou o Nissan com tecnologia e-Power, essa abordagem parece familiar.
A Toyota também está de olho em aumentar a eficiência térmica, com um histórico de 41% desde 2018. Eles consideram os híbridos plug-in com 100 km de autonomia elétrica um divisor de águas. O motor 2.0 turbo terá uma versão voltada para performance, capaz de alcançar impressionantes 600 cv para os modelos da linha Gazoo Racing (GR). É ou não é uma tentação para quem ama velocidade?
Além disso, a montadora não está parada. Está explorando plataformas que podem ser adaptadas para veículos elétricos, mantendo a eficiência. Esse movimento é semelhante ao que marcas como Tesla e Volkswagen já fazem. É uma forma de garantir que quem curte híbridos não fique na mão, mesmo com a evolução dos carros elétricos.
Apoiado pelo presidente Akio Toyoda, que já declarou que os elétricos não dominarão mais de 30% do mercado global, Carlucci reforça a ideia de que a diversidade nos sistemas de propulsão é essencial. Para ele, a escolha deve ser do consumidor: “Não vamos empurrar os elétricos em lugares onde a demanda não existe.”
Quem é apaixonado por carros pode perceber que a Toyota está se movendo com equilíbrio nesse cenário em constante mudança. E isso é animador!