Mundo Automotivo

Toyota avalia picape média híbrida na Argentina, fora da Hilux

O presidente da Toyota Argentina, Gustavo Salinas, anunciou recentemente que a marca está testando uma picape Tacoma Hybrid no país vizinho. Em uma coletiva de imprensa descontraída, Salinas destacou que esses testes fazem parte de um projeto global da Toyota, onde a Argentina se torna um verdadeiro “laboratório de testes” para novas tecnologias.

As coisas começaram a esquentar para a Tacoma quando fotos dela camuflada foram avistadas em várias estradas argentinas, como em Neuquén, Córdoba e Buenos Aires. Para quem não sabe, a Tacoma é uma picape média famosa nos Estados Unidos. Ela supera a Hilux em tamanho e potência, o que levanta a curiosidade sobre o que a Toyota está planejando para o mercado sul-americano. Nos EUA, a Tacoma é um dos modelos mais vendidos no segmento, competindo diretamente com a Ford Ranger e a Chevrolet Colorado.

Durante a coletiva, Salinas também foi questionado sobre a possibilidade de ver a Tacoma por aqui. Ele foi direto, afirmando que, no momento, não há planos de comercializar a picape na Argentina. O executivo deixou uma porta aberta, mencionando que seria ótimo ter uma linha completa de picapes no futuro, citando até a possibilidade da Tundra um dia chegar por lá.

Toyota 4Runner: Um Novo Capítulo no Brasil

Em outra novidade, a Toyota registrou o 4Runner no Brasil, um SUV que tem suas raízes na Tacoma. Enquanto aqui temos a Hilux e o SW4, na América do Norte a dupla é bem diferente. O timing desse registro é interessante, já que o Governo Federal anunciou novas regras de IPI que tendem a penalizar veículos diesel e sem eletrificação. Isso pode afetar modelos como a Hilux e o 4Runner.

Falando um pouco sobre o que podemos esperar do 4Runner, ele vem equipado com o motor I-Force Max. Isso significa que você terá um propulsor 2.4 turbo a gasolina, que é combinado com um motor elétrico, oferecendo uma potência total de 330 cv. Para quem prefere uma versão convencional, o motor vai entregar 282 cv sem o suporte elétrico. O câmbio agora é automático de 8 marchas, uma grande evolução em relação à antiga caixa de 5 marchas.

Se você já teve a oportunidade de dirigir um SUV clássico e se deparou com um motor que parece “antiquado”, a Toyota aposentou o motor 4.0 V6 que acompanhava o 4Runner por tanto tempo. É uma mudança que vai agradar muitos motoristas. Comparando com o Ford Everest, que está disponível na Argentina, ele vem com motor 2.3 turbo a gasolina, entregando 300 cv. Ambos os modelos têm suas particularidades e podem complementá-los com um bom conjunto de tração 4×4, ideal para quem curte aventuras off-road.

Enquanto isso, os entusiastas estão de olho nessas movimentações das montadoras, esperando para ver como a Toyota vai se posicionar no mercado com esses novos lançamentos. Afinal, com tantas inovações, fica fácil sonhar em estar ao volante de uma dessas máquinas nas estradas brasileiras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo