Toyota avalia picape média híbrida na Argentina, fora da Hilux

O presidente da Toyota Argentina, Gustavo Salinas, anunciou recentemente que a marca está testando uma picape Tacoma Hybrid no país vizinho. Em uma coletiva de imprensa descontraída, Salinas destacou que esses testes fazem parte de um projeto global da Toyota, onde a Argentina se torna um verdadeiro “laboratório de testes” para novas tecnologias.
As coisas começaram a esquentar para a Tacoma quando fotos dela camuflada foram avistadas em várias estradas argentinas, como em Neuquén, Córdoba e Buenos Aires. Para quem não sabe, a Tacoma é uma picape média famosa nos Estados Unidos. Ela supera a Hilux em tamanho e potência, o que levanta a curiosidade sobre o que a Toyota está planejando para o mercado sul-americano. Nos EUA, a Tacoma é um dos modelos mais vendidos no segmento, competindo diretamente com a Ford Ranger e a Chevrolet Colorado.
Durante a coletiva, Salinas também foi questionado sobre a possibilidade de ver a Tacoma por aqui. Ele foi direto, afirmando que, no momento, não há planos de comercializar a picape na Argentina. O executivo deixou uma porta aberta, mencionando que seria ótimo ter uma linha completa de picapes no futuro, citando até a possibilidade da Tundra um dia chegar por lá.
Toyota 4Runner: Um Novo Capítulo no Brasil
Em outra novidade, a Toyota registrou o 4Runner no Brasil, um SUV que tem suas raízes na Tacoma. Enquanto aqui temos a Hilux e o SW4, na América do Norte a dupla é bem diferente. O timing desse registro é interessante, já que o Governo Federal anunciou novas regras de IPI que tendem a penalizar veículos diesel e sem eletrificação. Isso pode afetar modelos como a Hilux e o 4Runner.
Falando um pouco sobre o que podemos esperar do 4Runner, ele vem equipado com o motor I-Force Max. Isso significa que você terá um propulsor 2.4 turbo a gasolina, que é combinado com um motor elétrico, oferecendo uma potência total de 330 cv. Para quem prefere uma versão convencional, o motor vai entregar 282 cv sem o suporte elétrico. O câmbio agora é automático de 8 marchas, uma grande evolução em relação à antiga caixa de 5 marchas.
Se você já teve a oportunidade de dirigir um SUV clássico e se deparou com um motor que parece “antiquado”, a Toyota aposentou o motor 4.0 V6 que acompanhava o 4Runner por tanto tempo. É uma mudança que vai agradar muitos motoristas. Comparando com o Ford Everest, que está disponível na Argentina, ele vem com motor 2.3 turbo a gasolina, entregando 300 cv. Ambos os modelos têm suas particularidades e podem complementá-los com um bom conjunto de tração 4×4, ideal para quem curte aventuras off-road.
Enquanto isso, os entusiastas estão de olho nessas movimentações das montadoras, esperando para ver como a Toyota vai se posicionar no mercado com esses novos lançamentos. Afinal, com tantas inovações, fica fácil sonhar em estar ao volante de uma dessas máquinas nas estradas brasileiras.