NHTSA apura falha em Range Rover Sport 2014-2017

A NHTSA, a agência de segurança viária dos EUA, está de olho em um potencial problema de direção que pode afetar cerca de 91 mil unidades do Range Rover Sport, fabricadas entre 2014 e 2017. O alerta surgiu após 12 motoristas relataram falhas na articulação dianteira, algo que definitivamente não é ideal para quem ama dirigir.
Esses relatos indicam que um ponto específico da articulação, a junta superior de alumínio, pode estar com um defeito. Se o parafuso e a porca que fixam essa junta falharem, a situação pode se agravar e o braço de suspensão pode se soltar completamente. Para quem já passou por uma curva em alta velocidade, sabe como isso seria uma verdadeira catástrofe na direção!
Esse tipo de falha não é só um aborrecimento: ela envolve a segurança do veículo. Como a articulação da direção é crucial para suportar tanto a roda quanto o sistema de freio dianteiro, qualquer problema pode aumentar o risco de acidentes. Entretanto, pelo que foi apurado até agora, a NHTSA não encontrou registros de colisões ou feridos associados a esse problema — o que é bom, mas nunca é demais ficar alerta.
Vale lembrar que a Jaguar Land Rover não é estranha a esses contratempos. Em 2017, eles tiveram um recall do Range Rover Evoque e Land Rover Discovery Sport por uma montagem equivocada no braço de controle inferior da suspensão, que também tinha potencial para causar desencaixe das rodas. Então, você percebe que situações dessa natureza podem acontecer.
A pesquisa em questão pode demorar alguns meses para ser concluída. A NHTSA orienta que os proprietários dos Range Rover Sport dos anos afetados fiquem ligados nas novidades do site da agência. Depois de todo esse barulho, um recall não está fora dos planos, e você sabe como esses casos podem ser sérios. Recentemente, a Ford fez recall de modelos da Bronco e Ranger por problemas de segurança, provando a importância de manter os olhos abertos.
Atualmente, a montadora não se manifestou oficialmente, e os veículos continuam rodando por aí. Para quem tem esse carro, o ideal é ficar atento a qualquer comportamento estranho na direção. Se algo não parecer certo, vale a pena procurar um mecânico de confiança. Essas situações enfatizam a importância dos recalls e dos fabricantes estarem atentos, especialmente quando a segurança está em jogo — algo que todos nós, apaixonados por carros, desejamos evitar.