Jeep investe em motores V8 para SUVs após problemas com elétricos

Após uma tentativa de mudar a pegada dos seus SUVs para algo mais ecológico, a Jeep está dando um passo atrás e voltando às suas raízes. Essa reviravolta segue o exemplo da Ram, que já trouxe de volta o famoso motor Hemi V8, além de trabalhar em uma versão a combustão do Charger, prevista para lançar em breve.
Recentemente, o CEO da Jeep, Bob Broderdorf, confirmou que o Hemi V8 não só retornará, mas também que novos projetos estão em andamento para aumentar a linha de motores a combustão. Essa mudança visa recuperar aquele desempenho robusto que muitos fãs achavam que tinha ficado para trás. Afinal, quem aprecia dirigir um carro potente sabe a sensação única de pisar fundo e sentir a força do motor.
No meio dessa retomada, temos o Wrangler Rubicon 392, que parecia destinado à aposentadoria, mas ganhou uma nova sobrevida. Ele ainda é o SUV mais potente da Jeep, oferecendo um motor V8 de 6,4 litros e 470 cv. O que mais impressiona é o preço: nos Estados Unidos, ele passa da casa dos US$ 100.000. A decisão de mantê-lo veio após perceberem que, em eventos como a travessia da Trilha Rubicon, o público anseia pelo barulho e pela força que só um V8 pode proporcionar.
E não para por aí! A Ram também está apostando forte de volta no V8. A nova geração da picape 1500 já confirmou o retorno do motor Hemi, assim como a versão bruta 1500 TRX. A Dodge não ficou atrás e eliminou o V-6 do Durango, focando completamente nos motores Hemi a partir de 2026. Isso mostra que a marca está ouvindo as necessidades dos fãs e se comprometendo com o desempenho.
Concessionários da região de Los Angeles, como Sean Hogan do grupo Sierra Auto, comentam que a retirada dos Hemi na gestão anterior diminuiu um pouco do brilho das marcas. Mesmo que muitos clientes não optem por um V8 na hora da compra, é exatamente esse tipo de modelo que atrai os clientes para as lojas.
Ainda não sabemos quais modelos da Jeep vão receber novamente o Hemi, mas alguns candidatos já são claros. O Wagoneer, Grand Wagoneer e as versões do Grand Cherokee já tiveram motores V8 no passado. E quem não lembra do Grand Cherokee Trackhawk, que oferecia impressionantes 717 cv com seu Hemi 6.2 superalimentado? Com certeza, muitos fãs têm saudades desse monstro.
Hogan menciona que o Gladiator com um V8 seria uma combinação irresistível, e o Trackhawk ainda tem espaço para um retorno triunfal. Steven Wolf, do grupo de concessionárias Helfman, afirma que o Hemi virou praticamente uma marca por si só e acredita que um novo Grand Cherokee Trackhawk “venderia como água”. Ele sempre desconfia do fim dos V8 e celebra essa nova fase, que parece indicar que a Stellantis finalmente ouviu o que os concessionários e clientes estão clamando.
Assim, a Jeep e outras marcas do grupo Stellantis estão em um momento empolgante, mostrando que ainda há espaço para a potência e o desempenho que tanto amamos nos automóveis.