Huawei Stelato S9T oferece autonomia de até 801 km na China

A Huawei, por meio da sua marca Stelato, está prestes a lançar uma novidade que promete mexer com o mercado automotivo: a station wagon elétrica S9T, prevista para setembro na China. Esta beleza chega para reforçar a presença da marca no nicho premium de veículos eletrificados, algo que a galera apaixonada por carros sabe que está bombando nos últimos anos.
Derivada do sedã Stelato S9, que já trouxe boas impressões em agosto de 2024, a S9T não é apenas mais uma perua no mercado. Com 5,16 metros de comprimento e 2 metros de largura, ela tem um porte imponente que com certeza chama a atenção. E não se preocupe, o interior está preparado para levar até cinco ocupantes com muito conforto, algo que a gente valoriza em qualquer viagem.
### O Que Esperar da S9T?
O legal é que a S9T vai estar disponível em duas versões: 100% elétrica e uma híbrida chamada EREV, que é um elétrico com extensor de autonomia. A versão elétrica conta com uma bateria NMC de 100 kWh da CATL. Para quem se preocupa com a autonomia, a S9T promete até 801 km – uma mão na roda para quem curte longas viagens, já que ninguém gosta de parar em mil postos para recarregar, não é mesmo?
Já a versão EREV traz motor a combustão de 118 kW que atua só como gerador, sem conexão direta com as rodas. Com isso, é possível rodar até 354 km na versão elétrica e, somando a autonomia do gerador, chegam-se até 1.305 km. Tô falando, é uma liberdade total para quem adora pegar a estrada.
### Potência e Performance
Para as versões elétricas, você pode escolher entre tração traseira (RWD) ou integral (AWD). A configuração RWD vai te dar 227 kW de potência, suficiente para emplacar até 210 km/h. Mas se você optar pela AWD, vai receber um motor dianteiro de 158 kW, totalizando 385 kW (ou 516 cv). Para quem curte uma pegada mais esportiva, isso é música para os ouvidos.
Na versão EREV, a tração é apenas traseira, mantendo a potência dos 227 kW. As especificações vêm dos registros de homologação na China, então é uma boa ideia ficar de olho quando mais detalhes forem divulgados oficialmente.
### Tecnologia de Ponta
Ambas as versões serão equipadas com o sistema de assistência ao condutor da Huawei, o ADS 4.0. Imagina só: 32 sensores, incluindo quatro lidars (um deles com impressionantes 192 linhas), cinco radares 4D e um conjunto de câmeras de dar inveja. Isso tudo para tornar a direção muito mais segura e divertida, algo que qualquer motorista entende a importância, principalmente em situações de longa carga, como quando estamos no trânsito das grandes cidades.
### O Futuro da Mobilidade
A Stelato está na aliança HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance), que envolve outras marcas como Aito e Luxeed. Enquanto isso, o setor de veículos elétricos segue crescendo, com fabricantes como a Tesla e a Geely investindo pesado em novos modelos que prometem eficiência e autonomia.
Ainda não sabemos o volume do porta-malas da S9T, mas para quem está considerando um carro desse porte, a linha premium da Stelato só tende a crescer. O sedã S9 já estava a partir de 399.800 yuan (cerca de 55.700 dólares), e dá para imaginar que a S9T deve correr por cifras semelhantes.
Então, se você é um apaixonado por carros e adora inovações, fica a torcida para que essa perua chegue logo ao Brasil e que possamos ver suas qualidades nas nossas estradas!