Mercedes planeja 32 lançamentos de carros até 2027

A Mercedes-Benz está se preparando para um verdadeiro show no mercado automotivo nos próximos anos. Em 2026, a marca vai lançar 18 modelos e, em 2027, outros 14 estão na mira. Boa parte desses lançamentos vai incluir reestilizações e novas gerações de carros já conhecidos, mas também estamos esperando algumas surpresas. O CEO, Ola Källenius, afirmou que não descarta a possibilidade de criar ainda mais variantes. “Se houver demanda, vamos em frente. Aqui, dentro da Mercedes-Benz, vivemos carros 24 horas por dia”, contou.
Mas, se você acha que eles vão sair lançando qualquer coisa, esqueça! Källenius deixou claro que tudo precisa de um respaldo econômico. Afinal, carro é paixão, mas também é negócio. A marca, que já conta com cerca de 40 variantes de modelos, está focada em garantir que cada novo carro tenha seu espaço na prateleira do mercado.
No entanto, a Mercedes também vem enxugando seu portfólio recente. Modelos icônicos como SLC, CLS e até o conversível AMG GT já disseram adeus. O Classe T e o Citan estão na lista de descontinuação, enquanto os cupês e conversíveis das linhas C e E foram agrupados na nova família CLE. E quem diria que até a minivan Classe B vai se despedir até 2026? Apesar dessas baixas, a marca está apostando na contramão de outras montadoras que estão cortando ofertas por causa da queda nas vendas e da pressão para abolir os motores a combustão na Europa.
Outra novidade é a resiliência do Classe A, que estava cotado para sair de linha em 2026, mas acabou ganhando mais dois anos, até 2028. Jörg Burzer, o responsável pela produção, ressaltou que o modelo ainda faz bastante sucesso, principalmente na Europa. Ele vai continuar por lá junto com seu novo parceiro, o CLA, que vai chegar em versões sedã e perua, tanto a combustão quanto elétricas.
Nos últimos anos, surgiram rumores sobre o fim de modelos como GLC Coupé e GLE Coupé. Mas o lançamento da nova geração do CLA Shooting Brake mostra que a Mercedes-Benz ainda acredita na estrutura dessas carrocerias.
Outra mudança no horizonte é a fusão entre carros elétricos e os movidos a combustão. O EQS, que era o topo da gama elétrica, vai ser descontinuado após uma geração. Gorden Wagener, designer chefe da marca, disse que esse carro foi “lançado dez anos antes da hora”. Para ocupá-lo, um novo Classe S está a caminho, com versões tanto elétricas quanto tradicionais.
Entre os modelos confirmados, teremos versões elétricas do Classe C e do GLC, além de um sedã e um SUV completamente elétricos da linha AMG. E a Mercedes não parou por aí! Eles estão trabalhando no “Little G”, uma versão menor do Classe G, também com opções térmicas e elétricas.
Källenius também ajustou a estratégia de eletrificação da marca, admitindo que a aceitação de modelos elétricos está mais lenta do que o esperado. “Os motores a combustão eletrificados de alta tecnologia vão durar mais do que prevíamos”, ele destacou. Isso mostra que a Mercedes-Benz está garantindo que a transição das duas tecnologias ocorra de forma gradativa e segura.
Então, se você curte carros que misturam tradição e inovação, pode se preparar: o futuro da Mercedes-Benz promete ser emocionantemente dinâmico.