Mundo Automotivo

Citroën vai relançar versão XTR para C3 e Aircross

O C3 XTR, a nova versão aventureira do Citroën, finalmente foi confirmada e está entre nós! Embora ainda não tenha uma data exata de lançamento, as imagens divulgadas mostram que o modelo está quase pronto para sair das fábricas. Isso nos faz sonhar com um retorno de um nome que marcou história na marca francesa.

O XTR reaproveita a essência aventureira do antigo C3 e também promete novidades para o SUV Aircross. Embora os detalhes ainda sejam escassos, a expectativa é de que ambos os modelos venham com um visual que exalte esse espírito aventureiro, com toques de estilo tanto por dentro quanto por fora.

Quando o assunto é mecânica, as novidades parecem ser mínimas, pelo menos por enquanto. O novo C3 hatch XTR deve contar com o motor 1.0 Firefly aspirado, que já está presente em várias versões do modelo, podendo também trazer o 1.0 T200, que já equipa o Aircross. Esse motor T200, por sinal, está disponível apenas na versão topo de linha You!, então a possibilidade de vê-lo na nova versão promete.

E quanto ao preço? Bem, ainda não temos informações concretas sobre os valores do C3 XTR ou do Aircross, mas o atual C3 começa na faixa de R$ 73.990 para a versão Live 1.0 MT e vai até R$ 101.490 na configuração You! turbinada. O Aircross, por outro lado, parte de R$ 112.990 na Feel T200 e pode chegar a R$ 126.490 na versão Shine T200 para sete passageiros. É bastante provável que o XTR se posicione como a versão mais cara de ambos os modelos.

Falando no Aircross, tem uma novidade a caminho: a introdução de um sistema de eletrificação leve. Já vi esse sistema funcionando em outros carros, como o Fiat Pulse e o Fastback, e quem dirige nesse estilo sabe como a elevação na eficiência faz diferença. O Aircross foi flagrado em testes nas ruas e deve apresentar essa tecnologia em breve.

### O Primeiro XTR e Sua História

O primeiro C3 aventureiro lançou em 2006, e era um competidor em um mar de outros modelos com essa proposta, como o Fiat Adventure e o VW Crossfox. Na época, tinha um design que combinava para-choques pretos e racks de teto, tudo para dar aquele ar robusto. Não fez grandes alterações na suspensão, mas cumpriu bem seu papel de aventureiro.

Em 2012, essa geração deu lugar ao Aircross, que trouxe um foco maior no fora de estrada. Esse modelo passou de um hatch derivado da minivan C3 Picasso a um SUV de fato, com visual moderno. O Aircross fez tanto sucesso que acabou virando a versão principal, trazendo um toque aventureiro que agrada a muitos brasileiros que não abrem mão de um carro versátil.

Enquanto aguardamos mais notícias sobre o C3 XTR e suas novidades, vamos sonhando com os passeios que ainda estão por vir!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo