VW Tera é lançado no México com preço mais alto que no Brasil

O SUV Tera, que foi projetado aqui no Brasil, acaba de fazer sua estreia no mercado mexicano. Esse é o segundo país fora do Brasil a receber o modelo, já que ele também foi bem recebido na Argentina. Mas, se você está curioso sobre as diferenças entre as versões, prepare-se, porque a edição mexicana traz algumas surpresas. Por aqui, os preços costumam ser mais atrativos também, e isso se reflete no novo mercado.
Por lá, a linha começa pela versão Trendline. Enquanto aqui temos o Tera com motor 1.0 aspirado de três cilindros, no México a Trendline está equipada com um motor 1.6 16V a gasolina, entregando 109 cv e 15,8 kgfm de torque. E ele vem com câmbio manual de cinco marchas, o que dá um gostinho de nostalgia para aqueles que amam sentir a potência na mão. Esse motor é bem parecido com o que se vê na Saveiro aqui no Brasil, mas lá ele roda somente com gasolina.
Descendo na linha, temos a Comfortline, que traz o popular motor 1.0 turbo (TSI) com 99 cv e 16,8 kgfm. Para quem se preocupa com a eficiência e o desempenho em estrada, a versão vem com câmbio automático de seis marchas. O modelo topo de linha, Highline, mantém o 1.0 turbo, mas vem recheado de equipamentos, como assistentes de condução e um acabamento que dá aquele charme a mais.
No quesito tecnologia, o Tera mexicano já impressiona logo na versão Trendline, com faróis e lanternas em LED, painel digital e uma central multimídia de 10″, além de seis airbags para garantir a segurança da galera. Se você curte um carro que tem rodinhas de liga leve e volante em couro, a Comfortline é a escolha, e a Highline ainda oferece rodas de 17″, carregador sem fio, iluminação ambiental e assistentes que ajudam a manter seu carro na faixa e alerta de ponto cego, para aqueles que têm medo de mudar de faixa no meio do trânsito.
Quanto aos preços, a partir de 386.990 pesos, que dá em torno de R$ 112,8 mil, você consegue a Trendline. Se quiser um pouco mais, a Comfortline sai por 427.990 pesos (R$ 124,8 mil) e, para a Highline, você terá que desembolsar 466.990 pesos, equivalentes a cerca de R$ 136,2 mil.
Recentemente, o Tera também teve uma atualização de preço por aqui. O modelo ficou R$ 1.900 mais caro, subindo os valores de R$ 105.890 na versão 1.0 MPI até chegar a R$ 141.890 na versão High TSI. É curioso notar que, enquanto muitos carros estão com preços reduzidos, por conta de incentivos como o IPI Verde, o Tera resolveu nadar contra a corrente.
Produzido em Taubaté, o Tera se posiciona entre o Polo e os SUVs Nivus e T-Cross. E não dá pra negar que as medidas dele, com 4.151 mm de comprimento e um entre-eixos de 2.566 mm (igual ao de Polo e Nivus), fazem com que seja prático tanto na cidade quanto na estrada, além de oferecer um porta-malas com 350 litros de capacidade — ideal para armazenar tudo o que você precisa para aquelas viagens de fim de semana.