Saúde

Entenda o que é arritmia cardíaca e cuide da sua saúde.

Depois do deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) ser diagnosticado com arritmia cardíaca, muita gente começou a se perguntar sobre o que realmente significa essa condição. E vamos combinar, é natural querer entender, certo? Então, bora lá explorar esse assunto e tirar algumas dúvidas sobre o coração.

O que é arritmia cardíaca?

A arritmia cardíaca é basicamente uma mudança no ritmo dos batimentos do coração. Isso pode ser algo passageiro ou algo que persiste no tempo, provocando batimentos mais rápidos, que chamamos de taquicardia, ou mais lentos, que é a bradicardia. Quando o coração não recebe os impulsos elétricos da forma certa, o bicho pega!

Você pode sentir seu coração disparar mesmo curtindo um momento de calmaria no sofá ou até perceber que as pausas entre os batimentos estão um pouco mais longas do que o normal. Esse tipo de desconforto pode deixar qualquer um alerta, não é?

Sintomas da arritmia cardíaca

Nem toda arritmia traz sintomas, mas quando aparecem, podem variar muito de intensidade. Pode ir de uma simples palpitação a algo que afeta a circulação. Para você ter uma ideia, aqui vão os principais sinais que você deve ficar de olho:

  • Palpitações (seja aceleradas, lentas ou até irregulares);
  • Falta de ar;
  • Cansaço sem explicação aparente;
  • Tontura ou desmaios;
  • Suor frio;
  • Aperto ou desconforto no peito;
  • Dificuldade em fazer esforço físico;
  • Confusão mental.

Tratamento

O tratamento vai depender do tipo e da gravidade da arritmia. Isso pode englobar algumas mudanças no seu dia a dia, uso de medicamentos e, em algumas situações, até procedimentos médicos. A boa notícia é que existem caminhos a seguir para cuidar da saúde do seu coração.

Ir ao médico é sempre uma ótima escolha. A gente sabe que lidar com essas questões do coração pode ser um pouco assustador, mas é importante. Afinal, quem ama dirigir, ama sentir o coração batendo forte e saudável a cada quilômetro percorrido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo