Os trabalhadores que fazem aniversário neste mês de outubro já poderão obter o saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda-feira, dia 3. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço anualmente possibilita que o trabalhador retire parte do valor das contas do fundo no mês do seu aniversário ou até dois meses após o dia em que nasceu. Ainda vale lembrar que neste mês de outubro os beneficiários poderão retirar valores referentes ao mês de agosto e setembro. Confira essa matéria e entenda tudo sobre o assunto e saiba quais são as principais informações para estar bem informado diariamente.
Quem poderá sacar o fundo em outubro?
Qual a diferença entre saque-aniversário e saque-rescisão?
- Saque-rescisão: essa é a modalidade normal utilizada pela maioria dos trabalhadores incluídos no FGTS. Trata-se da sistemática em que o profissional, ao ser demitido sem justa causa, consegue sacar o valor integral da do montante existente na conta do FGTS em algum banco, o que inclui a multa rescisória e outras taxas de rescisão trabalhista.
- Saque-aniversário: a segunda opção acontece anualmente e no mês do aniversário profissional é permitido o saque do seu saldo do FGTS. Uma vez demitido do trabalho, ele está apto a retirar apenas o valor da multa rescisória e não receber o valor integral da conta, por exemplo.
Veja também: Caixa vai liberar consignado do FGTS para financiar imóvel; entenda