Você sente que está estressado demais por conta do trabalho e da rotina profissional? Saiba que existe uma maneira que está cada vez mais popular para relaxar e ainda aumentar sua performance na carreira. Trata-se do hábito de meditar no trabalho, o qual está ganhando o mundo como uma ferramenta poderosa de modificação para o bem-estar.
Trabalhar menos não basta para reduzir o estresse
De acordo com os dados de uma pesquisa recente da Gallup, reduzir a carga de trabalho não é o suficiente para amenizar o estresse no corpo. Além disso, essa redução da carga horário também não surte efeitos para o bem-estar ou ajuda a prevenir doenças. Claro que existe um limite do que é trabalhar demais e há ressalvas sobre o tipo de trabalho a ser executado.
Reduzir o tempo de trabalho é parte da mudança, mas está longe de ser a solução completa, afirma a pesquisa. Ela vai mais a fundo e mostra que o modo como os funcionários trabalham é mais decisivo do que por quanto tempo eles ficam na mesma atividade. A maneira como a função laboral é executa demonstra ser decisiva para o esgotamento do ser humano.
Pensando nisso, foi criado um novo modelo de relaxamento que pode ser executado a qualquer dia, mesmo dentro da empresa. Chamado de workflow meditation, o termo significa “meditar no trabalho” ou “meditação do fluxo de trabalho”. Vamos ficar com a primeira tradução.
Veja também: Nova tecnologia transforma sua bike em bicicleta elétrica
O que é a prática de meditar no trabalho?
Assim como qualquer processo de meditação, meditar no trabalho significa ampliar o seu senso de localidade e a percepção de seus sentidos. Em outras palavras, você deve ficar e permanecer presente, com atenção plena em tudo o que acontece a sua volta.
Ficar o tempo todo ansioso, pensando em tudo o que deve ser feito e como fazer, além de permanecer com a atenção difusa vai te levar ao limite do estresse. Por sua vez, essa condição pode terminar no que se chama hoje de esgotamento completo ou “burnout”.
Veja também: Falta de vitamina D? Entenda como isso te afeta e veja o que fazer
Para meditar no trabalho faça o seguinte:
- Passo 1: separe alguns momentos de até 5 minutos;
- Passo 2: fique na postura mais ereta que conseguir;
- Passo 3: concentre seu olhar na mesa ou no chão, mas sem abaixar a cabeça;
- Passo 4: respire e inspire lentamente;
- Passo 5: não controle seus pensamentos, apenas deixe que eles fluam;
- Passo 6: preste atenção na sua respiração;
- Passo 7: escute o que acontece em volta de você;
- Passo 8: sinta o cheiro do ambiente;
- Passo 9: preste atenção na respiração novamente.
Pronto! Faça isso algumas vezes ao dia para começar a sentir as mudanças.