Israel ataca quartel-general das forças armadas sírias em Damasco

Na quarta-feira, 16 de outubro, as Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram que atacaram a entrada do quartel-general militar do governo sírio localizado na capital, Damasco. O porta-voz das IDF, Avichay Adraee, compartilhou a informação em uma publicação no Telegram, detalhando que a operação ocorreu recentemente.
Como resultado do ataque, dois civis ficaram feridos, conforme noticiado pelo canal estatal sírio al-Ekhbariya. A situação na Síria continua tensa, especialmente após declarações do ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, que destacou a intenção do país de aumentar os ataques às forças governamentais sírias. Essa decisão vem em meio a conflitos na cidade de Suwayda, no sul da Síria, onde houve violentos confrontos entre forças drusas e tribos beduínas. O governo sírio já foi acionado para intervir nessa situação.
Adraee mencionou que as Forças de Defesa de Israel estão acompanhando de perto os acontecimentos e as ações do governo sírio nas áreas onde vivem os drusos, um grupo étnico-religioso. Ele destacou que as IDF estão prontas para agir conforme as diretrizes definidas pela liderança política do país e que já estão realizando operações na região, mantendo a preparação para diferentes cenários futuros.