Desde abril de 2021, quando entrou em vigor a lei que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, novos limites de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação foram definidos.
Dessa forma, passou a vigorar a regra dos 40 pontos na CNH, que é quando a carteira é suspensa ao atingir tal limite de pontuação. No entanto, a determinação causa muita confusão nos condutores, visto que há algumas exceções também.
Pensando nisso, separamos todas as informações que você precisa saber para acabar com as suas dúvidas sobre a suspensão de CNH. Afinal, em quais situações isso pode acontecer? Entenda.
Lei 14.071 do Código Brasileiro de Trânsito
Antes de mais nada, vamos entender todos os aspectos que envolvem a promulgação da Lei 14.071, que prevê uma série de regras responsáveis por alterar alguns pontos bem importantes do Código de Trânsito Brasileiro.
Instituída em abril de 2021, a Lei 14.071 exige atenção redobrada dos motoristas ao CTB pois o não cumprimento das novas normas pode causar sérias penalidades ao condutor de veículos automotores.
Para além disso, a chamada Nova Lei de Trânsito também estabelece mudanças que visam a desburocratização e simplificação de processos, além de reduzir custos e investir em medidas educativas.
Veja também: Estas pessoas DEVEM atualizar a CNH; veja a lista
Nova Lei de Trânsito: o que muda?
Bom, a ideia, como mencionado, é promover melhorias em diversas áreas relacionadas ao trânsito. Dessa forma, para muitas dessas mudanças, é imprescindível que o motorista fique atento à elas.
Sendo assim, veja quais são essas normas que, estabelecidas em 2021, ainda causam dúvidas nos brasileiros.
Limite de pontos
Se antes da nova lei o limite era de 20 pontos na certeira em um período de 12 meses, agora a regra mudou bastante.
Com a Lei 14.071, o limite de pontos agora obedece a seguinte regra:
- 20 pontos caso constem duas ou mais infrações gravíssimas no período de 12 meses;
- 30 pontos caso conte uma infração gravíssima no período de 12 meses;
- 40 pontos caso não conste nenhuma infração gravíssima no período de 12 meses.;
- além desses, no caso de motoristas que exercem atividade remunerada, é permitido o curso de reciclagem quando este atingir 30 pontos, independente da natureza das infrações cometidas.
Por isso, caso você não se adeque unicamente ao terceiro tópico, você pode ter a sua CNH suspensa. Sendo assim, atenção às infrações e, sobretudo, às gravíssimas.
Validade da CNH
Se antes a validade da carteira de motorista era de 5 anos para condutores de até 65 anos e 3 anos para os maiores de 65, atualmente a regra é outra.
Com a nova lei, a validade da CNH passa a ser de 10 anos para condutores de até 50 anos, 5 anos para condutores com idade entre 50 e 69 anos e 3 anos para aqueles com idade acima de 70 anos.
Porte de habilitação
Bom, se antes o porte da CNH era obrigatório ao condutor do veículo, agora ele pode ser dispensado no caso de, no momento em que o veículo for parado para fins de fiscalização, o motorista consiga ter acesso ao sistema para verificar o documento.
Advertência por escrito
Outra mudança diz respeito à advertência por escrito que era aplicada aos condutores que cometiam infrações leves ou médicas caso não seja reincidente nos últimos 12 meses, o que dependia do julgamento da autoridade de trânsito no momento da abordagem.
Agora ela deve ser aplicada nesses mesmos casos, mas não depende mais da decisão da autoridade de trânsito.
Veja também: A conta está chegando! Tudo o que você PRECISA saber sobre IPVA 2023