A instabilidade no clima, causada pela ação humana, é cada vez mais perceptível. E uma de suas consequências mais notáveis, além da constante alteração entre “frio e calor” em épocas indevidas, é a aparição de ciclones e tempestades, que atingem até mesmo algumas regiões do Brasil e, muito em breve, aparecerão novamente por aqui.
Mesmo sendo tropical, e até mesmo relativamente estável, no que diz respeito ao clima, nosso país tem passado por cada vez mais mudanças inesperadas e que podem causar sérios danos.
Alguns exemplos disso são:
- Rajadas de vento;
- Chuvas Fortes;
- Frio e calor fora de época.
A melhor ferramenta que podemos utilizar para nos anteciparmos a esses cenários e buscarmos abrigo, caso necessário, é a previsão do tempo.
E é nela que os especialistas se apoiam, para minimizar os danos do ciclone e das tempestades que estão por vir.
Regiões do Brasil que serão atingidas por tempestades e ciclone
Um ciclone extratropical, acompanhado de temporais e seus respectivos riscos de danos, pode atingir boa parte da região Sudeste do Brasil: a previsão é de que tais temporais apareçam no litoral do estado de São Paulo e na parte leste de Minas Gerais.
Espírito Santo e Rio de Janeiro, por outro lado, são estados que podem ter todo o seu território atingido.
Esse cenário, que foi previsto para o dia 20 (terça-feira), mas pode se estender por mais tempo, também inclui temporais no sul do Brasil, até mesmo com chuva de granizo.
O Centro-Oeste, o Norte e o Nordeste também podem receber chuvas de diversas intensidades.
Veja também: Conta de energia MAIS CARA! Saiba quanto vai aumentar
É importante atentar-se à previsão do tempo
O que faz com que o cenário acima seja possível é a chamada ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).
Sua instabilidade, entre outros fatores, é o que levará grandes chuvas para o estado de Minas Gerais, bem como para Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, enquanto Mato Grosso do Sul as previsões são de chuvas moderadas a fortes.
Entre as regiões do Brasil, o Sul se destaca por conta da instabilidade, o que levará temporais para todos os 3 estados, além de variações de temperatura em algumas cidades.
Chuvas também são esperadas em alguns pontos da Bahia (incluindo o Sul e o litoral), em Pernambuco, no Maranhão, em Sergipe e na Paraíba. Já a região Norte do Brasil também poderá sofrer com chuvas expressivas, principalmente quando considerada a inevitável cheia nos rios e os respectivos alagamentos.
Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Tocantins devem ficar em alerta.
Veja também: Nova LEI DO FAROL; motoristas devem ficar atentos
É importante, também, saber agir em casos de emergência
Moradores de todas as regiões do Brasil, atingidos por ciclones e tempestades, devem se atentar não só à previsão do tempo, mas, também, aos menores sinais de perigo.
Ao menor risco de alagamento ou desabamento, por exemplo, cabe adotar a iniciativa de ir para um local mais seguro. E a ajuda do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil deve ser solicitada sempre que se julgar necessário.
Veja também: Lista de BENEFÍCIOS que devem sair do papel em 2023; confira