Quem está em busca de um novo concurso pode comemorar: por meio de concursos específicos, a Funai e o Ministério do Meio Ambiente irão liberar um total de 600 vagas.
A expectativa é que tudo aconteça ainda nos próximos meses, sendo que 98 vagas são do próprio Ministérios do Meio Ambiente (e Mudança do Clima), e as 502 restantes são da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), sendo que os cargos abrangem as escolaridades compostas pelo Ensino Médio e pelo Ensino Superior.
Qualquer pessoa que sonhe em fazer carreira no setor público, portanto, deve prestar máxima atenção a essa oportunidade. Porém, vale a pena se preparar desde já, uma vez que, uma vez publicada a portaria, o prazo relacionado à publicação do edital de abertura propriamente dito será de no máximo 6 meses.
Aproveitar um novo concurso para ingressar no cargo dos sonhos será possível
No último dia 2, terça-feira, foi divulgada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos a portaria que autoriza a realização de concursos com a finalidade de preencher todos os cargos em aberto nas instituições acima citadas.
Ou seja: quem estava em busca de um novo concurso do qual pudesse participar, agora conta com duas grandes possibilidades.
As vagas em aberto no Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas são voltadas a quem possui nível superior e queira atuar como analista ambiental.
Na Funai, por outro lado, as mais de 100 vagas disponíveis incluem o preenchimento dos cargos de agente em indigenismo (é exigido nível médio de escolaridade), sendo as demais voltadas para o nível superior.
Essas últimas vagas são:
- Psicólogo;
- Engenheiro Florestal;
- Administrador;
- Sociólogo;
- Antropólogo;
- Assistente Social;
- Arquiteto;
- Engenheiro Agrônomo;
- Economista;
- Bibliotecário;
- Estatístico;
- Contador;
- Indigenista Especializado;
- Geógrafo.
Também serão contratados técnicos em Comunicação Social e em Assuntos Educacionais.
Veja também: MEI também terá aumento de ganhos com NOVO SALÁRIO MÍNIMO; veja se é verdade
Os editais para os novos concursos podem ser publicados a qualquer momento
Como informado acima, uma vez publicada a portaria, o edital de abertura propriamente dito deve ser publicado em no máximo 6 meses. Aliás: os editais, uma vez que não se trata somente de um novo concurso, mas sim de dois.
A própria Funai e a pasta do Meio Ambiente serão responsáveis não só por essa publicação, mas também, e principalmente, pela seleção dos candidatos. As provas, por sua vez, se tudo correr como o esperado, deverão ser aplicadas em até 2 meses, após os editais se tornarem do conhecimento público.
Em resumo: se a publicação não acontecer, a portaria deixará de ter efeito, bem como a dotação orçamentária necessária para a realização dos processos seletivos.
Por fim, vale frisar que os concursos públicos são feitos como forma de preencher vagas em órgãos públicos, dando oportunidades para pessoas especializadas e garantindo que a população terá acesso a serviços de qualidade.
Isso, claro, sem citar o fato de que tais concursos ajudam diretamente a economia brasileira, uma vez que gera diversos empregos.
Veja também: DE OLHO NA MULTA: nova lei da placa já está valendo