É provável que muitas pessoas não tenham o costume de comer abacate antes de dormir, assim como outras pessoas podem ter esse costume, mas sem nem mesmo entenderem por que fazem isso e como podem se beneficiar desta iniciativa.
Aliás: mesmo que consumida por puro impulso ou prazer ligado à alimentação, esta fruta tende a contribuir para a saúde. Porém, quanto mais se souber sobre ela, incluindo a forma e o momento correto de consumi-la, melhor.
E é exatamente sobre isso que se tratam todos os tópicos a seguir.
Os benefícios de comer abacate antes de dormir
Há quem até mesmo acho estranho comer abacate antes de dormir, até mesmo por fama de “gordurosa” que esta fruta possui.
Porém, as opiniões de cada vez mais especialistas vão na contra mão deste pensamento, afirmando que o consumo noturno, quando feito da forma correta, tende somente a contribuir com a saúde humana.
O que, de fato, faz muito sentido. Afinal, como diversos especialistas também afirmam, é durante a noite que nosso corpo se recupera e pode interagir de melhor forma com alguns nutrientes.
No que diz respeito ao consumo noturno do abacate, especificamente, existem dois grandes benefícios que se pode observar, sendo eles:
O ajuste do sono
A vitamina B presente nesta fruta ajuda qualquer pessoa que queira dormir melhor, uma vez que ela (a vitamina) atua sobre os hormônios do sono, regularizando todos eles.
O abacate também é composto por uma boa parcela de magnésio, que atua combatendo os distúrbios do sono.
O combate ao colesterol ruim
Qualquer pessoa que tenha altas taxas de colesterol terá seu corpo ainda mais afetado durante a noite. Mas esse quadro pode ser melhorado, com a iniciativa de comer abacate antes de dormir.
Isso por que esta fruta de fato é gordurosa, porém se trata de gorduras consideradas boas, que não influenciam na saúde de quem sofre com obesidade, por exemplo.
No que diz respeito ao colesterol ruim, especificamente, a boa notícia é que ele tem seus efeitos totalmente neutralizados pelo abacate, uma vez que esse último possui uma ótima quantidade de ômega 3 e 6.
Veja também: Conheça a “vitamina do cérebro” e os 6 alimentos que são CHEIOS dela
A quantidade recomendada para o consumo noturno
Para obter os benefícios citados acima, porém, não basta agir de qualquer forma na hora de comer abacate antes de dormir.
É muito importante que se consuma a quantidade recomendada, e no horário recomendado.
O recomendado é que se consuma somente metade da fruta, aproximadamente 2 horas antes de “pegar no sono”, lembrando que ele pode ser consumido sozinho ou junto a uma salada, por exemplo.
Trata-se de uma fruta leve, portanto, os alimentos que a acompanham também devem ser leves: de nada adianta fazer uma vitamina carregada de leite e açúcar e acreditar que estará beneficiando sua saúde.
Por fim, há uma dica ainda mais especial: a de consultar um nutricionista ou um médico de confiança para obter sua opinião.
Veja também: Hábito “inocente” pode DETONAR seu fígado