Quem é Zohran Mamdani?

Assemblyman Zohran Mamdani talks to people after the New York City Democratic Mayoral Primary Debate at the John Jay College of Criminal Justice in the Gerald W. Lynch Theater on Thursday, June 12, 2025 in New York City. (Vincent Alban/The New York Times via AP, Pool)
Zohran Mamdani Declara Vitória na Primária Democrata para Prefeito de Nova York
Na noite de terça-feira, Zohran Mamdani, um legislador estadual de 33 anos, celebrou sua inesperada vitória na primária do partido Democrata para prefeito de Nova York. O anúncio foi feito em um bar no topo de um edifício em Queens, logo após a concessão de seu oponente, o ex-governador Andrew Cuomo.
Embora o resultado final dependa de uma contagem mais detalhada que ocorrerá no dia 1º de julho, Mamdani já se destacou como um candidato diferente. Ele tem chances de se tornar o primeiro prefeito muçulmano e indiano-americano da cidade, além de ser o mais jovem a assumir o cargo em gerações.
A História de Mamdani
Nascido em Kampala, Uganda, de pais indianos, Mamdani se tornou cidadão americano em 2018, após se formar em uma faculdade. Logo depois, ele e sua família se mudaram para Cape Town, na África do Sul, antes de se estabelecerem em Nova York, onde Mamdani tinha apenas 7 anos.
Sua mãe, Mira Nair, é uma renomada cineasta cujo trabalho inclui filmes como "Monsoon Wedding" e "The Namesake". Seu pai, Mahmood Mamdani, é um professor de antropologia na Universidade de Columbia. Recentemente, Mamdani se casou com Rama Duwaji, uma artista sírio-americana que conheceu em um aplicativo de namoro.
Experiência e Música
Antes de entrar na política, Mamdani teve uma breve carreira como rapper, apresentando-se sob os nomes Young Cardamom e Mr. Cardamom. Durante sua primeira campanha como legislador, ele se descreveu como um "rapper de segunda linha". Uma música que ele criou em 2019 em homenagem à sua avó teve um ressurgimento na mídia, enquanto um de seus críticos tenta usar letras de suas músicas como argumento para sua suposta radicalidade.
Formado pela Bowdoin College, Mamdani também atuou como conselheiro de prevenção de despejos em Queens, trabalho que o inspirou a se candidatar ao cargo público. Ele foi eleito para a Assembleia de Nova York em 2020, onde desbancou um incumbente, e tem sido reeleito duas vezes desde então.
Principais Promessas de Campanha
Mamdani se destacou na campanha ao oferecer uma visão progressista e otimista. Suas propostas incluem a oferta de transporte público gratuito, congelamento dos aluguéis para apartamentos regulados e aumento na construção de habitações acessíveis, tudo isso por meio de impostos mais altos sobre os mais ricos. Esse enfoque atraiu o apoio de líderes progressistas como Alexandria Ocasio-Cortez e Bernie Sanders.
Em sua campanha, ele fez uso criativo de vídeos nas redes sociais, envolvendo-se em atividades inusitadas, como um mergulho em Coney Island para explicar sua proposta de congelar aluguéis. Ele também caminhou cerca de 21 quilômetros por Manhattan, documentando suas interações.
Controvérsias e Polêmicas
A defesa de Mamdani dos direitos palestinos em sua campanha gerou tensão com adversários e grupos judeus. Ele já descreveu as ações militares de Israel em Gaza como "genocídio" e se opôs à nocão de Israel como "um estado judaico", defendendo uma igualdade de direitos para todos os seus cidadãos.
Durante uma entrevista, ele foi questionado sobre a legitimidade de Israel e reafirmou que, assim como todas as nações, Israel tem o direito de existir, mas com a responsabilidade de obedecer às normas internacionais.
Em seu discurso de vitória, Mamdani enfatizou seu compromisso em dialogar com aqueles que têm visões diferentes, reforçando seu desejo de construir pontes e buscar compreensão, ao invés de divisão.
A trajetória de Zohran Mamdani até o momento é marcada por desafios e superações, e sua ascensão na política de Nova York reflete um novo movimento entre os eleitores que buscam alternativas aos líderes tradicionais.