Notícias

Mudança na rotação da Terra pode resultar em dias de 25 horas

Estudos científicos têm mostrado que a rotação da Terra está, aos poucos, desacelerando. Embora isso ocorra de forma bem sutil, é uma realidade que já foi comprovada e pode ser medida. Cada dia que passa, estamos ganhando, em média, cerca de 1,7 milissegundo a mais por século.

Pode parecer uma mudança pequena, mas se pensarmos a longo prazo, essa pequena variação pode resultar em dias significativamente mais longos. Especialistas, ao analisarem registros geológicos e fósseis, preveem que, dentro de aproximadamente 250 milhões de anos, os dias na Terra poderão durar 25 horas. Isso acontece por uma série de fatores, entre eles:

Influências na desaceleração da rotação

  • Forças de maré da Lua: A gravidade da Lua cria marés que têm um papel importante na transferência de energia rotacional da Terra. Ao se afastar lentamente, a Lua acaba diminuindo a velocidade da rotação do planeta ao longo do tempo.

  • Agitação do núcleo externo: O núcleo externo da Terra, que é líquido e composto de ferro, se move continuamente. Esse movimento, somado às forças do manto rochoso, pode influenciar a rotação do núcleo interno, desacelerando ainda mais a velocidade da Terra.

  • Flutuações no campo magnético: O campo magnético gerado pelo núcleo externo interage com o núcleo interno e pode gerar variações na velocidade da rotação.

É possível reverter essa desaceleração?

A diminuição da velocidade de rotação é vista como um fenômeno natural e contínuo, e até agora, não existe uma maneira comprovada de pará-la. No entanto, desde que começamos a monitorar a rotação da Terra, em 1960, foram observadas algumas acelerações que resultaram em dias um pouco mais curtos.

Essas variações são mínimas e não se sabe se de fato conseguem impactar o processo natural de desaceleração. Porém, esses registros mostram que existe uma certa frequência nesse tipo de ocorrência, trazendo um pouco de curiosidade ao nosso entendimento sobre o nosso planeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo