Sabemos que a morte é algo imprevisível, e após a sua chegada chãos são retirados e paredes destruídas. Entretanto, há o momento de olhar para trás e ver os danos deixados por ela, e com isso o Banco Central anunciou que irá abrir pela segunda vez a remessa de consulta de valores deixados em contas ou poupanças por pessoas que já não estão mais entre nós. Não há data prevista, mas a partir de janeiro de 2023 novos dados serão incorporados ao sistema e novas consultas poderão ser realizadas.
Saiba como receber valores de pessoas falecidas
Nesta última quinta-feira, 8, o Banco Central anunciou que em 2023 o Sistema de Valores a Receber voltará à ativa e será possível consultar novamente valores esquecidos em contas bancárias.
Sendo distribuídas nas seguintes categorias:
- Contas de pagamentos que foram encerradas com saldo positivo disponível;
- Contas de registros de títulos e valores mobiliários;
- Contas devidamente registradas em instituições reconhecidas pelo BC;
Entrementes, as consultas acima estarão disponíveis não somente para quem já morreu como para Pessoas Físicas e Jurídicas que pretendam reaver valores deixados para trás.
Sendo válido ressaltar, que para receber os valores deixados por pessoas falecidas é necessário que o solicitante seja herdeiro, esteja no testamento/inventário ou seja representante legal da pessoa falecida.
Saiba quais são os cuidados necessário
É interessante ressaltar que os valores serão debitados em conta sem a necessidade do pagamento de qualquer taxa, exceto a taxa de transferência muita das vezes cobradas pelos próprios bancos – entretanto, taxas exorbitantes para a liberação do valor não é algo que irá acontecer. Cuidado, evite golpes!
Leia mais: É assim que você vai SAIR das dívidas em 2023; saiba como
Valores adiados serão pagos em 2023
Estava previsto que em maio deste ano o Sistema de Consultas seria aberto novamente, entretanto, em razão da greve que acometeu o BC – o mesmo atrasou e acabou que ficou somente para 2023, em nota o BC afirmou que o sistema ficaria em stand-by para correções e melhorias.
De acordo com informações oficiais, há mais de R$ 8 bilhões esquecidos nas contas bancárias, divididos entre pessoas vivas e já falecidas.
Os valores serão oriundos de contas corrente, cotas de capital, recursos esquecidos em grupos de consórcios, tarifas e parcelas de operações de crédito e muito mais.
Logo após a consulta é possível receber o valor diretamente em conta corrente, estando apenas atento aos requisitos do solicitante.
E então, gostou do artigo? Fique atento as notícias e não perca os prazos de solicitação.