O saque aniversário é um recurso recente liberado pelo governo. Criado apenas em 2019, muita gente ainda tem dúvidas sobre como solicitar o benefício e sobre como sacar.
Pensando nisso, vamos explicar melhor como essa modalidade de saque do FGTS funciona e te dar as dicas necessárias para que você não fique por fora do assunto.
Veja quais são os valores disponíveis e quais são os grupos de trabalhadores que tem o direito de solicitar o saque ainda neste ano de 2022.
FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
O FGTS é o fundo criado na tentativa de garantir um valor reserva para proteção do trabalhador de carteira assinada caso ele seja demitido sem justa causa. Além disso, o fundo reserva também fica disponível para saque em outras situações específicas.
Um valor proposicional é pago pelos empregadores, que depositam mensalmente os valores na Caixa Econômica Federal em nome dos funcionários. Vale lembrar que a conta é individual e nominal.
Nesse sentido, o valor depositado corresponde a 8% do salário bruto do empregado, porcentagem esta que você pode encontrar especificada em sua folha de pagamento. Por outro lado, para os contratos estabelecidos sob a lei de aprendizagem, o percentual é de apenas 2% da renda.
Além destes casos, para os empregados domésticos, a regra também muda um pouco. Sendo assim, o valor recolhido é de um pouco mais de 11%, no qual 8% corresponde ao depósito mensal e os outros 3% à antecipação do recolhimento rescisório.
Veja também: Trabalhadores terão somente até dezembro para sacar cota PIS/Pasep; veja quem tem o direito
Saque aniversário: quem pode sacar?
O saque aniversário é uma modalidade bem recente para resgate de parte do valor do FGTS. Criado apenas em 2019, eles está disponível para os trabalhadores sacarem uma vez ao ano.
Dessa forma, o saque pode ser feito no mês de aniversário do trabalhador, independente do dia. Além disso, é possível também que o resgate possa ser feito nos próximos dois meses seguintes. Sendo assim, o valor estaria disponível durante três meses a cada ano.
Nesse sentido, de acordo com as regras, três grupos de trabalhadores podem optar por sacar o valor ainda neste ano de 2022, que são eles:
- trabalhadores nascidos em setembro e outubro, que possui o saque disponível até novembro;
- trabalhadores nascidos em novembro, que poderão sacar o FGTS até janeiro; e
- trabalhadores nascidos em dezembro, que poderão sacar o FGTS até fevereiro.
Entretanto, é importante ressaltar que o saque é opcional, visto que, caso o trabalhador não solicite o valor, ele continuará sendo guardado em sua conta na CAIXA.
Caso você queira aderir ao saque aniversário, você precisará alterar a modalidade de saque do seu FGTS. Sendo assim, acesse o aplicativo do FGTS (https://bit.ly/3ALrUbo) e selecione “Escolher sistemática de saque” em “Saque aniversário”.
Logo depois, clique em “Modalidade saque-aniversário” e altere a modalidade na opção disponível. Dessa forma, para sacar o valor, selecione “Solicitar saque” em “Saque-aniversário” e, em seguida, opte por “Crédito em conta CAIXA” ou “Transferência Bancária”.
Veja também: O que é preciso para receber o SALÁRIO-FAMÍLIA?