Trabalhadores terão somente até dezembro para sacar cota PIS/Pasep; veja quem tem o direito

A CAIXA divulgou que 10 milhões de trabalhadores terão somente até dezembro para sacar o lote do PIS/Pasep. Ao todo, as cotas somam mais de 23 milhões de reais disponíveis, ou seja, o valor médio de cada trabalhador deve ser de um pouco mais de R$ 2.000.

O dinheiro se refere às cotas do fundo dos brasileiros que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988. Sendo assim, por ser um valor relativo à um tempo trabalhado há muitos anos, muitos ainda não sabem de sua existência.

Entretanto, a disponibilidade para saque, que começou em 2019, termina ainda nesse ano e, caso os valores não sejam retirados, o dinheiro irá voltar para os cofres públicos. Sendo assim, veja quais são os trabalhadores que possuem o direito de sacar a cota PIS/Pasep.

Trabalhadores terão somente até dezembro para sacar cota PIS/Pasep; veja quem tem o direito
Mais de dez milhões de pessoas ainda não sabem que podem sacar o valor referente à cota PIS/Pasep! / Imagem: Jeane de Oliveira/ Noticiadamanha.com.br

Cota PIS/Pasep: como isso funciona?

Os mais de 23 milhões de reais disponíveis só poderão ser sacados até o final desde ano. Sendo assim, você tem somente um pouco mais de um mês para conferir se você tem direito ao dinheiro da cota do PIS/Pasep e movimentar o valor.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, instituição responsável pelo repasse de vários benefícios, há contas disponíveis para trabalhadores que exerceram suas atividades, com carteira assinada, entre os anos de 1971 e 1988.

Nesse sentido, são mais de 10 milhões de contas em aberto referentes as cotas do fundo, que irão ser mantidas até dezembro de 2022.

Os trabalhadores podem resgatar o dinheiro das cotas PIS/Pasep desde 2019 porém, muitos ainda não sabem desse direito. Por isso a quantidade de dinheiro deixado lá é ainda muito grande.

Dessa forma, é importante que você confira se há algum valor disponível para você. Podem sacar os trabalhadores de carteira assinada da iniciativa privada e também os servidores públicos, que trabalharam durante os anos mencionados.

É importante ressaltar que não é exigido que o serviço abranja todo o período, basta ter trabalhado por mais de 30 dias, seja qual for a data entre 1971 e 1988.

Nesse sentido, a determinação diz que “(…) a MPV 946/20 transferiu o dinheiro da cota do PIS/Pasep para o FGTS. Com isso, as pessoas beneficiadas não conseguem sacar o valor que hoje é de R$ 23, 7 bilhões de reais. Para tanto, pedimos que esta tão respeitada instituição entre com uma ação civil pública para obrigar a Caixa Econômica Federal a notificar pessoalmente todos os beneficiários e herdeiros que tenham direito ao levantamento desde valor.”

Sendo assim, veja o que é preciso fazer para checar se este dinheiro está disponível para você.

Veja também: Trabalhadores só poderão ter acesso ao PIS/PASEP até dezembro: veja como SACAR!

Como solicitar e sacar os valores disponíveis?

Para conferir se você tem direito ao saque da cota PIS/Pasep é, na verdade, bem simples.

Baixe o aplicativo Meu INSS (https://bit.ly/3Xshffj) e, nele, entre na sua conta gov.br e selecione a opção “Você possui saque disponível”.

Logo depois, clique em “Solicitar saque PIS/Pasep”.

Além disso, a conferência e solicitação também poderão ser realizadas na agência da CAIXA.

Veja também: INSS pode cancelar os benefícios por causa de REDES SOCIAIS? Entenda a polêmica!