O prazo para declaração do Imposto de Renda 2023 encerrou ontem, dia 31 de maio. Neste ano a Receita Federal estendeu o prazo para que todos pudessem fazer e tivesse mais tempo, além de ser necessário declarar todas as informações corretamente.
Agora o que todos querem saber é sobre a restituição do Imposto de Renda, porque ainda é novidade, a Receita Federal divulgou essa novidade neste ano, além disso os contribuintes que enviaram a declaração no modelo pré-preenchido ou que informaram a chave Pix CPF para receber a restituição, eles podem estar no primeiro grupo de pagamento.
O primeiro lote, segundo a Receita Federal, ele é prioritário, ou seja, já tem pessoas específicas que vão receber, que são os idosos, caso tenha espaço, os outros contribuintes que fizeram o que foi citado acima, serão incluídos nesse primeiro lote também.
Confira abaixo como é a ordem de pagamento da restituição e tire suas dúvidas.
Qual a ordem da restituição do Imposto de Renda?
Como foi informado acima, existe uma classe que já está incluída nesses lotes de pagamento como prioridade e isso não tem como mudar, e os outros contribuintes, conforme vão fazendo a declaração do imposto e informando alguns pontos, ele pode ser incluído logo no primeiro grupo.
- 1º grupo – idosos com idade igual ou superior a 80 anos
- 2º grupo – idosos com idade igual ou superior a 60 anos pessoas com deficiência ou moléstia grave
- 3º grupo – contribuintes com maior fonte de renda seja o magistério
- 4º grupo – contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix
- 5º grupo – demais contribuintes.
Dentro de cada grupo o critério desempata, e assim a restituição é disponibilizada mais rapidamente, através da data e a hora que o contribuinte entregou a declaração, isso também pode mudar tudo e colocar o contribuinte nos primeiros lotes.
Veja também: Imposto de Renda: como retificar os erros da declaração HOJE
Calendário da restituição do Imposto de Renda 2023
A Receita Federal não mudou o seu calendário de liberação nos últimos 3 anos. Esse ano serão 5 lotes de pagamentos, veja abaixo o calendário:
- 1º lote: 31 de maio de 2023
- 2º lote: 30 de junho de 2023
- 3º lote: 31 de julho de 2023
- 4º lote: 31 de agosto de 2023
- 5º lote: 29 de setembro de 2023
Pagamento da restituição
A Receita Federal informou que o valor da restituição será corrigido através da taxa Selic, que vai começar a ser acumulada a partir de maio até o mês anterior que for fazer o pagamento.
O pagamento da restituição é sem complicações, o dinheiro é direcionado para a conta bancária que o contribuinte informou na declaração, seja de forma direta ou via pix.
Veja também: Dívidas no Imposto de Renda 2023? Governo permite parcelamento em 24 vezes