As pessoas que têm interesse em se especializar em algo por meio dos famosos cursos técnicos gratuitos agora contam com uma grande possibilidade: o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) do estado do Ceará está com nada menos que 3.600 vagas em seus cursos.
Todas as oportunidades são no formato EaD (Ensino à Distância) e possuem apenas 160 horas de duração total, sendo perfeitas principalmente para quem possui pouco tempo para estudar e não pode sair de casa para isso.
Todos os estudantes que chegarem a completar os respectivos cursos em que fizeram suas inscrições receberão um certificado, conforme previsto na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). O documento, portanto, poderá ser apresentado em todas as provas de títulos, quando o cidadão prestar concursos públicos.
A capacitação é devidamente mediada por um tutor especializado, contando com aulas ao vivo para aprimorar o aprendizado dentro da carga horária prevista (160 horas).
Todas as informações sobre as vagas e sobre como se inscrever nas mesmas estão no decorrer do conteúdo abaixo.
Quais são os cursos técnicos gratuitos que estão sendo ofertados pelo Senai
De fato, são 3.600 vagas a serem preenchidas, sendo que elas correspondem a 4 cursos técnicos gratuitos muito específicos.
Ou seja: somente 4 áreas estão sendo contempladas pelo Senai neste primeiro momento.
Abaixo está a relação dos cursos e a quantidade de vagas para cada um deles:
- Curso técnico de Assistente de Contabilidade: total de 600 vagas disponibilizadas;
- Curso técnico de Assistente de Operações Logísticas: total de 600 vagas disponibilizadas;
- Curso técnico de Assistente de Recursos Humanos: total de 1.200 vagas disponibilizadas;
- Curso técnico de Assistente Administrativo: total de 1.200 vagas disponibilizadas.
Veja também: O que muda com o NOVO RG e quem tem que atualizar para não se dar mal
Quem pode fazer a inscrição nestes cursos
Os interessados em participar dos cursos técnicos gratuitos ofertados pelo Senai do Ceará devem ter concluído pelo menos o Ensino Fundamental, uma vez que essa é a escolaridade mínima exigida de cada participante, e ter pelo menos 14 anos de idade.
Por se tratar de cursos à distância, também é indispensável que os participantes tenham acesso à internet e a dispositivos que permitam a participação em cada uma das aulas, como um smartphone ou um notebook.
Por fim, no ato da inscrição, também é necessário fazer a devida confirmação da impossibilidade de arcar com o financiamento do curso escolhido, utilizando para isso uma autodeclaração.
Veja também: CONCURSO: 300 VAGAS e até R$ 9 mil de salário para trabalhar na praia
Como a inscrição deve ser feita
Os cursos técnicos gratuitos do Senai do Ceará estão com inscrições abertas no site da própria instituição e, uma vez fazendo o acesso, o candidato precisa informar alguns dados pessoais, bem como em qual curso quer se inscrever como primeira opção.
Vale lembrar, ainda, que o Senai também possui cursos pagos e, uma vez concluindo o curso técnico gratuito, o estudante terá direito a 20% de desconto, para fazer algum outro curso desta outra categoria.
Veja também: Governo garante VITÓRIA para os beneficiários do Bolsa Família