Casos de sarampo no Brasil: saiba onde foram registrados

A gente sabe que o sarampo, uma infecção viral, já fez um estrago enorme no passado, mas esta semana o tema voltou à tona no Brasil com novos casos registrados. O que mais impressiona é que, mesmo sendo facilmente prevenido com a vacina, a doença atingiu uma comunidade que não tem o hábito de se imunizar. No total, já são nove casos confirmados.
Agora, vamos falar do lugar onde tudo isso aconteceu. Os registros foram feitos em Campos Lindos, uma cidade no interior do Tocantins. Todos os infectados não estavam vacinados. Os casos recentes surgiram depois que algumas pessoas tiveram contato com indivíduos diagnosticados na segunda-feira (21). Neste momento, os infectados estão em casa, sendo acompanhados pelo Ministério da Saúde.
A primeira contaminação foi de uma menina de apenas 4 anos, que não havia tomado a vacina e teve contato com pessoas que voltaram da Bolívia. O cenário lá não é bom: neste ano, o país vizinho já confirmou mais de 60 novos casos de sarampo. O Ministério da Saúde está monitorando 660 pessoas em Campos Lindos e já aplicou mais de 640 vacinas.
Quais os sintomas do sarampo?
Se você está se perguntando como reconhecer o sarampo, há alguns sintomas que surgem rapidamente após a contaminação. A transmissão pode rolar entre seis dias antes e quatro dias depois do aparecimento dos sinais. Fique atento a:
– Dores no corpo
– Febre alta
– Manchas vermelhas na pele
– Tosse
– Coriza
– Conjuntivite
Atenção: além desses sintomas, o sarampo pode causar complicações sérias, como pneumonia e até encefalite. A doença é altamente contagiosa e pode se espalhar pelo ar — basta tossir, espirrar ou até falar perto de alguém.
Se você costuma pegar estrada em família, já sabe a importância de estar tudo em ordem, incluindo estar vacinado. Afinal, prevenir é sempre melhor que remediar.