Notícias

Planta pode atrair mosquitos para dentro de casa

Manter o jardim livre de mosquitos é um trabalho que demanda atenção. Algumas plantas podem, na verdade, ser como ímãs para esses insetos. Exemplos disso são as margaridas, violetas, lantanas, escobilla e a alegria-da-casa.

Essas plantas atraem mosquitos porque produzem néctar e criam ambientes ideais para a reprodução deles. Tanto machos quanto fêmeas se deliciam com os sucos das frutas, o que aumenta a chance de infestações.

Para garantir um ambiente saudável, é bom conhecer essas espécies que atraem esses insetos. A melhor forma de evitar que eles se multipliquem no seu jardim é remover essas plantas ou simplesmente optar por não cultivá-las.

A proliferação e como evitar

Margaridas, por exemplo, são um convite tanto para polinizadores quanto para mosquitos porque liberam néctar. A alegria-da-casa, com suas cores vivas, pode ser muito atraente, chegando a exibir-se cerca de 80 ou 90%. Infelizmente, até o Aedes aegypti pode fazer uma aparição indesejada, trazendo doenças como dengue, zika e chikungunya.

A lantana, por sua vez, emite compostos voláteis e cria um ambiente úmido, perfeito para a reprodução de insetos. A escobilla é famosa por atrair mosquitos do tipo Anopheles, que são vetores da malária. E as violetas, com seu néctar acessível, se tornam outra atração indesejada.

Se você mora em regiões quentes e úmidas, isso pode complicar a situação do seu quintal. A solução pode ser escolher plantas que atuam como repelentes naturais. Citronela, manjericão e lavanda são ótimas opções para afastar os mosquitos. Assim, você consegue manter a beleza do seu espaço, enquanto ainda previne doenças que esses insetos podem transmitir.

Manter o equilíbrio no ambiente é fundamental. Conhecer o comportamento dos mosquitos vai ajudar muito. Eles costumam se proliferar em lugares onde podem encontrar abrigo, e algumas plantas oferecem isso. A umidade que se acumula nas folhas também é uma armadilha, e o solo ao redor delas aumenta ainda mais o risco de infestação.

Para ter um jardim ou quintal agradável e seguro, o ideal é eliminar ou evitar plantas que servem como fonte de alimento para os mosquitos. Cuidar do seu espaço vai muito além de torná-lo bonito; é também uma forma de proteger a sua família e garantir um ambiente mais saudável e aconchegante para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo