Chás que potencializam sua mente para melhor desempenho

Os chás são mais que um simples agrado no dia a dia; eles podem trazer benefícios reais para a saúde. Embora não substituam tratamentos médicos, algumas ervas ajudam a promover o bem-estar e têm propriedades que podem ajudar a fortalecer as capacidades cognitivas. Isso significa que, ao saborear um bom chá, você pode estar contribuindo para a sua memória e concentração.
Nos últimos anos, alguns desses chás têm atraído a atenção de cientistas. Estudos têm explorado o potencial dessas ervas, reforçando seu uso na vida cotidiana. Vamos conhecer algumas delas?
Chá de sálvia
Desde 2003, a sálvia tem sido estudada em vários países, como o Reino Unido e o Irã, por seus efeitos positivos na memória de curto e longo prazo. O segredo está no aumento dos níveis de acetilcolina, um neurotransmissor fundamental para a comunicação entre as células do cérebro.
Incorporar o chá de sálvia na rotina pode melhorar a sua capacidade de lembrar as coisas e aumentar a concentração. Um ótimo jeito de dar um empurrãozinho nas atividades do dia a dia!
Chá de alecrim
A partir de 2021, começaram pesquisas que revelaram que o chá de alecrim pode ser um aliado no combate a doenças neurodegenerativas. Essa erva é rica em ácido carnósico, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Esse composto melhora a memória e protege os neurônios de danos. Além disso, o seu aroma é super agradável e pode ajudar a concentrar mais durante as tarefas. Um chaizinho de alecrim antes de estudar ou trabalhar pode ser a peça que faltava para aumentar sua produtividade.
Chá de melissa
Embora o chá de melissa ainda não tenha recebido tanta atenção da comunidade científica, ele já é reconhecido por seus efeitos no alívio do estresse e da ansiedade. Beber essa infusão com frequência pode criar um ambiente mental mais tranquilo e ajudar a melhorar a clareza mental.
Ele é perfeito para aqueles momentos em que você precisa relaxar a mente e se concentrar nas suas atividades diárias.
Vale lembrar que, apesar das vantagens, é importante consumir esses chás com moderação. Em exagero, eles podem causar desconfortos, como problemas no estômago ou náuseas, e até interagir com alguns medicamentos. Então, é sempre bom ficar atento e ouvir o seu corpo!