A Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas) tem vagas para 6 cursos à distância e cursos profissionais gratuitos com certificado emitido pela Cephas. Há 1.450 oportunidades para residentes de São José dos Campos e do distrito de São Francisco Xavier.
As inscrições começam nesta quarta-feira (26) e vão até 21 de novembro; pode ser feito através do site da prefeitura (https://www.sjc.sp.gov.br/)
Para se inscrever, o interessado deve ter pelo menos 16 anos, ter concluído o ensino fundamental e ser um residente dos locais para os quais as vagas são direcionadas. A sede da Fundhas é localizada na Rua Santarém, 560, no Parque Industrial.
Confira os cursos e o número de vagas:
São José dos Campos
- Ética Profissional na Aviação Civil: 300 vagas
- Gestão de Transporte: 200 vagas
- Básico JIRA: 500 vagas
- E-Commerce: 75 vagas
- Elaboração de Roteiros Turísticos Receptivos: 75 vagas
- Espanhol Intermediário voltado para Atendimento Turístico: 75 vagas
São Francisco Xavier
- E-Commerce: 75 vagas
- Elaboração de Roteiros Turísticos Receptivos: 75 vagas
- Espanhol Intermediário voltado para Atendimento Turístico: 75 vagas
Leia mais: Atualização no CPF é obrigatória? Como faço para fazer isso?
Quem é a FUNDHAS?
A FUNDHAS (Fundação Hélio Augusto de Souza) é o maior projeto social de São José dos Campos. Mantido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, é uma instituição sem fins lucrativos que desde 1987 vem atendendo crianças, adolescentes e jovens do município, em situações de vulnerabilidade e/ou risco social. Em suas 10 unidades, divididas em regiões, o DECA (Conselho Especializado em Crianças e Adolescentes) atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade, durante o horário pós-escolar. Para as idades subsequentes, a FUNDHAS conta com o CEPHAS (Centro de Educação Profissional Helio Augusto de Souza), que desenvolve educação profissional, começando pela Empregabilidade dos adolescentes, de 15 a 18 anos de idade, atendendo em quatro unidades, com a possibilidade posterior de ingressar no ensino técnico formal, via Vestibulinho do Cephas.
A FUNDHAS oferece atividades socioeducativas baseadas nos 4 Pilares da Educação (UNESCO): Aprender a ser, aprender a viver juntos, aprender a conhecer, e aprender a fazer, distribuídos em campos de aprendizagem como, por exemplo, coexistência, proficiência comunicativa e matemática, pensamento crítico/científico, acesso e aproveitamento de serviços básicos, participação e protagonismo, iniciação profissional, e aplicação do conhecimento, distribuídos em eixos/áreas de conhecimento.
Qual é o foco da fundação?
FUNDHAS desenvolve seu trabalho com foco em “fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes” e ser a excelência nas ações sócio-educativas propostas que podem permitir a emancipação social.
A instituição entende a emancipação social como uma aquisição processual de concepções e ações que fortalecem o tema. Ela promove intervenções preventivas e proativas no desenvolvimento e formação integral do sujeito, considerando suas capacidades e potencialidades, fortalecendo sua tarefa de superação de obstáculos e alcançando alternativas emancipatórias.
Quem é Hélio Augusto de Souza?
A Instituição leva o nome do criador e precursor das ações sociais e educacionais, o assistente social Hélio Augusto de Souza. Nascido em 27 de junho de 1947, em São Paulo, Hélio trabalhou como comerciante, professor, entre outras funções, participou da criação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), foi prefeito de São José nos anos 80, e foi expressivamente ativo em movimentos sociais e políticos.
Leia mais: 6 destinos no Brasil que são PROIBIDOS para turistas: IMPRESSIONANTE!