Muitos trabalhadores sempre buscam estar informados acerca de seus direitos trabalhistas. Por falta de informação muitos brasileiros acabam deixando muito dinheiro na esteira. Esse é o caso dos trabalhadores que acabam deixando passa o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inativo. Por vezes são quantias consideráveis que acabam sendo deixadas de lado. Entretanto, será que é possível consultar o FGTS inativo ainda em 2023? A resposta é SIM! Veja como funciona e quem tem direito de consultar.
FGTS inativo 2023
O FGTS é um direito garantido de todo trabalhador formal. Isto é, aquele que atua sob o regime CLT. Trata-se de uma poupança criada pelo próprio Governo que garante aos brasileiros o repasse de 8% referente ao seu salário todos os meses.
Por mais que seja direcionado à conta do FGTS, muita das vezes acaba fazendo parte do FGTS inativo. Ou seja, contas poupança de funcionários antigos que acabaram sendo encerradas.
Entretanto, é possível liberar esse dinheiro retido. Lembrando que somente em algumas situações. Após algumas mudanças, tornou-se ainda mais fácil dos trabalhadores conseguir resgatar esse dinheiro inativo. Para saber se possui é bem simples.
Visto que o FGTS inativo é comum no caso dos trabalhadores que saíram de uma empresa antes de completar 03 anos de registro. Nesses casos, as chances de ter uma conta inativa do FGTS é bem alta! Portanto, é possível sacar o dinheiro inativo, dessa conta que não receberá mais depósitos.
Leia mais: FINALMENTE! Benefício de R$ 600 é liberado para milhares no Brasil
Consultar e sacar FGTS inativo
Para saber se há saldo em alguma conta inativa do FGTS é bem simples. É necessário que o titular da conta realize todas essas operações. O trabalhador poderá consultar o saldo inativo através do extrato do FGTS no site da Caixa Econômica Federal.
Caso prefira também pode ser pesquisado através do aplicativo FGTS. Para acessar o extrato através a internet é bem simples. Basta ter o número do PIS/Pasep e a senha cadastrada anteriormente no portal do cidadão.
O resgate pode ser feito através de uma agência física da Caixa Econômica Federal. Basta apresentar os documentos usados para consultar o valor inativo. É possível realizar o saque pelo site da Caixa, a fim de que o dinheiro caia diretamente na poupança.
Para o resgate do FGTS inativo é necessário que a conta esteja inativa por no mínimo três anos. Portanto, é uma excelente oportunidade de conseguir um dinheiro extra sem estar esperando. O procedimento é bem simples e pode ser realizado através de qualquer dispositivo com acesso à internet.