Quatro alimentos que você deve evitar na sua dieta

Muita gente adora a praticidade dos alimentos industrializados. Eles são uma alternativa fácil, especialmente para quem vive na correria do dia a dia. Mas, mesmo que algumas opções não façam mal com moderação, existem outras que seria melhor evitar.
Isso acontece porque muitos desses produtos têm alto teor de açúcar, sódio e outras substâncias que podem impactar a saúde. Para garantir que você tenha uma alimentação mais equilibrada, aqui vão quatro tipos de alimentos que vale a pena riscar do cardápio.
Ultraprocessados
- Riscos: aumento do nível de gordura corporal, inflamações e doenças cardiovasculares.
Esses alimentos são definidos por suas longas listas de ingredientes, muitos dos quais você não encontraria em uma cozinha. O nome já diz tudo: ultraprocessados passam por várias etapas de processamento. Geralmente, eles são ricos em açúcares, gorduras trans, sódio e aditivos químicos. Alguns exemplos incluem salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, pratos congelados e bolos prontos. Melhor ficar de olho!
Açúcares adicionados
- Riscos: ganho de peso, diabetes e doenças cardíacas.
Quando falamos sobre açúcares, os que aparecem naturalmente nas frutas não são o problema. O que devemos evitar são os açúcares adicionados, como sacarose, glicose e xarope de milho. Bebidas como refrigerantes e sucos industrializados têm grandes quantidades desses açúcares. Fique atento também em condimentos, chocolates e até em algumas barras de proteína, porque a adição de açúcar pode estar escondida em muitos lugares.
Temperos prontos
- Riscos: doenças cardiovasculares, diabetes e até alguns tipos de câncer.
Os temperos prontos, como os de saquinho ou em cubos, podem facilitar na hora de cozinhar, mas, em compensação, eles costumam ter uma quantidade alta de sódio, conservantes e aditivos artificiais. Embora sejam práticos, talvez seja o caso de optar por ervas e especiarias frescas para dar sabor aos pratos de forma mais saudável.
Macarrão instantâneo
- Riscos: aumento da pressão arterial, problemas cardíacos, dificuldades digestivas e ganho de peso.
O famoso miojo está na lista dos vilões quando se fala sobre alimentação saudável. Ele tem um alto teor de sódio, gorduras saturadas e aditivos químicos que podem trazer prejuízos à saúde. Se você adora macarrão, que tal preparar uma versão caseira? Além de ser mais nutritiva, é bem mais saborosa.
Ficar atento ao que você coloca no prato pode fazer uma grande diferença no seu dia a dia!