Notícias

Nova regra proíbe demissões imediatas nas empresas

Um dos maiores medos dos trabalhadores é a demissão imediata logo após voltar de um afastamento. Isso é compreensível, já que um desligamento desse tipo pode prejudicar bastante a estabilidade financeira de qualquer pessoa. Essa sensação de insegurança é ainda maior após períodos prolongados fora do trabalho.

Agora, com a possível aprovação de uma nova lei que amplia a licença-paternidade para 15 dias, muitos trabalhadores estão mais apreensivos sobre suas condições após esse afastamento. Afinal, a chegada de um novo membro na família traz muitas responsabilidades e a necessidade de segurança e apoio.

É importante saber que, para promover uma paternidade ativa, o projeto também busca garantir uma estabilidade de 30 dias depois que o trabalhador voltar. Isso ajuda a reduzir o risco de demissões logo após o período de licença.

Assim, mesmo após os 15 dias de afastamento remunerado, os colaboradores terão por lei um mês a mais de segurança no emprego. Isso significa que eles poderão contar com, pelo menos, mais um salário.

Outros benefícios garantidos pela nova regra

Além dos 30 dias de estabilidade, essa nova regra sobre a licença-paternidade traz outras vantagens. Por exemplo, se o nascimento do filho acontecer durante as férias do trabalhador, a licença deve começar no primeiro dia útil após o retorno do período de descanso.

Ou seja, as férias serão automaticamente prorrogadas, e os 15 dias de licença começarão a contar apenas após o último dia de férias. Isso garante que o pai tenha um tempo maior para estar com o recém-nascido sem sentir que precisa deixar suas férias para trás.

E tem mais: a nova legislação também beneficia pais adotantes, abrangendo crianças ou jovens de qualquer idade. Essa é uma mudança importante que corrige uma lacuna histórica no que diz respeito à licença-paternidade.

A nova regra pode impactar positivamente na produtividade, apontam especialistas

Além de fortalecer o vínculo inicial com os filhos, a ampliação da licença-paternidade pode ter efeitos positivos que vão muito além do ambiente familiar.

Especialistas afirmam que o aumento na duração da licença pode promover o bem-estar emocional e reduzir o estresse. Dessa forma, a nova regra pode contribuir para que os trabalhadores se sintam mais satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos no longo prazo. Isso não é bom apenas para os funcionários, mas também pode trazer benefícios significativos para as empresas onde eles trabalham.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo