7 hábitos que podem estar afetando sua energia diária

Embora a gente saiba que uma noite mal dormida pode deixar qualquer um sem energia pela manhã, esse pode não ser o único motivo para você acordar se arrastando. Tem muita gente que dorme entre 6 e 9 horas por noite e, mesmo assim, se sentem cansados ao acordar. Mas o que será que pode estar por trás dessa sensação de exaustão? Vamos explorar sete hábitos que podem influenciar essa falta de disposição.
Alimentação inadequada
Uma alimentação equilibrada é fundamental. Se você não está consumindo os nutrientes e gorduras necessários, isso pode afetar seu nível de energia. Além disso, comer em excesso, principalmente à noite, pode prejudicar seu sono, já que o corpo trabalha para digerir a comida enquanto você tenta descansar. E fique atento a certos alimentos, pois alguns deles podem deixar você mais cansado e com fadiga.
Falta de hidratação
Beber água pode parecer simples, mas a quantidade ideal varia de pessoa para pessoa. O importante é se hidratar sempre que sentir sede. Não se esqueça de que a falta de líquidos pode prejudicar seu metabolismo. Mas cuidado com o excesso! Beber água demais pode fazer você precisar ir ao banheiro com frequência, o que não é lá muito bom na hora de dormir.
Carência de luz solar
Um pouco de sol faz maravilhas! A luz solar ajuda na produção de vitamina D, que é super importante para diminuir a fadiga. Ficar muito tempo sem se expor à luz natural pode impactar sua energia e disposição. Então, se possível, aproveite um tempinho ao ar livre todos os dias.
Horários desregulados
Ter uma rotina de sono é essencial. Se os horários estão sempre bagunçados, seu corpo pode ficar confuso, o que afeta o conhecido ritmo circadiano. O resultado disso? Você pode acabar comprometendo sua saúde e sua disposição diariamente.
Estresse
O estresse é um vilão moderno. Ele faz com que os níveis de cortisol e adrenalina aumentem, o que, em excesso, pode prejudicar a qualidade do seu sono. E quando você não descansa bem, fica ainda mais difícil recuperar a energia que seu corpo precisa.
Falta de exercícios físicos
A vida sedentária contribui muito para a falta de disposição. Incorporar exercícios físicos na sua rotina é uma excelente forma de dar um boost na sua energia. E, se puder, escolha a manhã para se exercitar; isso pode ajudar mais do que você imagina.
Questões de saúde
Ficar atento aos sinais do seu corpo é fundamental. O ronco, por exemplo, pode ser um sinal de apneia obstrutiva do sono. Esse distúrbio causa pausas na respiração e microdespertares noturnos, deixando seu sono superficial e sem a recuperação que você precisa.