Muitas pessoas já ouviram falar que a acne piora no verão, e até mesmo, infelizmente, sentiram literalmente na pele esta verdade.
O fato é que as temperaturas mais altas, que estão voltando a atingir o país aos poucos, após o inesperado “inverno fora de época” presenciado nos últimos dias em algumas regiões, realmente pode deixar a pele mais exposta ao aparecimento de espinhas e cravos. O que acaba sendo um verdadeiro pesadelo para a autoestima, principalmente dos adolescentes.
A boa notícia é que existem meios de se evitar esse tipo de problema, ou ao menos amenizá-los. E é sobre isso que se trata o conteúdo a seguir.
Acne piora no verão, e exige cuidados
É importante ressaltar que, para muitas pessoas, a acne é muito mais do que um simples processo inflamatório: ela pode ser, também, uma predisposição genética. E isso significa que, mesmo seguindo as dicas que daremos logo mais, o mais indicado pode ser buscar a ajuda de um dermatologista especializado.
Já para os adolescentes, vale frisar que é comum que tenham mais espinhas e cravos, por conta dos hormônios sexuais, e que o quadro tende a melhorar com o passar dos anos.
Mas, de modo geral, independentemente do contexto, a acne piora no verão por conta de um fator muito simples: o aumento da oleosidade.
Afinal, uma vez exposta ao sol ou às altas temperaturas, qualquer pessoa irá suar e, assim, dilatar os poros, o que leva a mais oleosidade na pele.
A oleosidade, por sua vez, “entope” os folículos por onde os pelos saem, e daí surge a inflamação (que também pode ser genética).
Veja também: Botox caseiro BARATO feito com linhaça; aprenda
Como manter a pele saudável por mais tempo
Uma das primeiras medidas que devem ser tomadas, no que diz respeito a se livrar das espinhas e cravos, ainda mais nas estações mais quentes, é evitar ao máximo a exposição ao sol, como explica Patrícia Trigo, dermatologista do Hospital Sepaco.
Isso porque durante a exposição as espinhas podem vir a secar, mas não muito tempo depois elas se transformarão em manchas.
E, como a acne piora no verão, mas deve ser evitada durante todo o ano, outras dicas que devem ser seguidas incluem:
- Lavar o rosto pelo menos duas vezes por dia, com água fria e sabonete compatível com o tipo de pele;
- Beber bastante água;
- Ter uma alimentação saudável, que exclua frituras e doces, por exemplo;
- Se exercitar regularmente;
- Nunca “espremer” qualquer cravo ou espinha.
Um bom dermatologista deve ser consultado sempre que se achar necessário. Inclusive é este profissional que irá identificar se é preciso aderir a algum tratamento e irá prescrever os medicamentos corretos para diminuir esse problema sem causar danos à pele.
Veja também: Só 2 INGREDIENTES! Hidratante facial caseiro fácil e barato