Entenda a hipervitaminose e como evitá-la agora

O “Fantástico” do último domingo trouxe à tona um tema importante: a hipervitaminose. Esse problema tem se tornado cada vez mais comum e, segundo a Anvisa, em apenas 2024 já foram registradas 240 notificações relacionadas, com 28% dos casos apresentando efeitos colaterais graves. Isso é algo para ficarmos alerta, não acha?
### O que é hipervitaminose?
Basicamente, hipervitaminose é a intoxicação do organismo devido ao consumo excessivo de vitaminas. Até aquelas substâncias que geralmente consideramos benéficas podem se tornar prejudiciais em doses elevadas, disparando uma “toxicidade silenciosa”. Imagine só: você está buscando saúde e acaba criando um problema!
O hepatologista Raimundo Paraná faz um alerta sério, dizendo que milhões de brasileiros tomam suplementos sem ter informações adequadas. Isso acaba resultando em pessoas adoecendo, o que é bem preocupante. E não para por aí! Um estudo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia revelou que a hipervitaminose já virou uma questão de saúde pública. Pacientes estão sendo internados em UTIs e unidades de diálise por causa disso. Um verdadeiro choque!
### Quais são os sintomas da hipervitaminose?
É sempre bom estar atento aos sinais que o corpo dá. Os sintomas da hipervitaminose podem incluir:
– Visão embaçada
– Perda de apetite
– Alterações na pigmentação da pele
– Queda de cabelo e pelos
– Pele seca
– Dores nos ossos
Esses sintomas podem ser um alarme para não ignorar. Se você já pegou estrada e notou uma dor estranha nas pernas, sabe como é importante ouvir o corpo e se cuidar. Com a saúde não se brinca, e é sempre melhor prevenir do que remediar!