Saiba quando o saque-aniversário estará disponível

O saque-aniversário do FGTS é uma ótima oportunidade para os trabalhadores que desejam acessar parte do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço anualmente, no mês do seu aniversário. E apesar das regras para este ano não terem mudado, uma nova Medida Provisória trouxe novidades importantes para quem foi demitido sem justa causa entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2025. Agora, essas pessoas podem retirar o saldo total de seus depósitos antigos, ao contrário da modalidade tradicional de saque-aniversário, que garante apenas a multa rescisória de 40%.
Calendário e condições de saque
A Caixa Econômica Federal anunciou um calendário prático para os saques, que podem ser realizados do primeiro dia útil do mês de aniversário até o último dia útil do segundo mês seguinte. Isso dá aos trabalhadores um bom tempo para planejar como usar o dinheiro disponível. Aqui estão as datas restantes deste ano:
- Nascidos em abril: de 1/04 a 30/06
- Nascidos em maio: de 2/05 a 31/07
- Nascidos em junho: de 2/06 a 29/08
- Nascidos em julho: de 1/07 a 30/09
- Nascidos em agosto: de 1/08 a 31/10
- Nascidos em setembro: de 1/09 a 28/11
- Nascidos em outubro: de 1/10 a 30/12
- Nascidos em novembro: de 3/11 a 30/01/2026
- Nascidos em dezembro: de 1/12 a 27/02/2026
Vantagens e desafios da modalidade
Selecionar o saque-aniversário proporciona ao trabalhador uma flexibilidade interessante. A possibilidade de retirar uma parte do saldo do FGTS a cada ano pode ser especialmente útil para lidar com despesas inesperadas ou ajudar na renda mensal. Contudo, é vital pensar bem se essa vantagem compensa a perda do direito ao saque total em caso de demissão. Além disso, existe uma carência de 25 meses para quem desejar retornar ao saque-rescisão, o que deve ser levado em conta.
Impactos econômicos em perspectiva
O saque-aniversário promete movimentar bilhões na economia em 2025, resultando em estímulos ao consumo e na quitação de dívidas, questões muito relevantes em tempos difíceis. Outra vantagem é a possibilidade de usar o saldo como garantia para empréstimos, o que pode tornar as condições de crédito mais atrativas. Isso traz um alívio financeiro significativo para muitas famílias.
Com o calendário da Caixa já em vigor, todos os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário têm acesso aos seus pagamentos, contribuindo para um cenário econômico mais aquecido e facilitando o acesso a crédito.