O local onde o silêncio é absoluto e impressionante

Às vezes, o silêncio pode ser uma benção, mas quando ele se torna absoluto, a experiência pode ser bem mais desconfortável e até assustadora. Você sabia que existe um lugar em Minneapolis, nos Estados Unidos, que é oficialmente o mais silencioso do mundo? É verdade! De acordo com o Guinness World Records, esse lugar é uma câmara de teste anecoica.
Localizada nos Laboratórios Orfield, essa câmara é tão bem isolada que consegue eliminar sons a ponto de alcançar níveis de ruído negativos, chegando a incríveis -24,9 decibéis. Para você ter uma ideia, isso significa que não se escuta nada! O interior da sala é revestido com cunhas de fibra de vidro, que quebram e abafam qualquer onda sonora. Além disso, ela tem camadas espessas de tijolo e aço, que ajudam ainda mais no isolamento.
E não para por aí! A câmara conta com um sistema de molas que minimiza os ruídos externos, garantindo que o silêncio seja realmente absoluto. Impressionante, né?
Para que serve a sala onde o silêncio é absoluto?
Vale ressaltar que, embora a câmara de Minneapolis detenha o recorde, não é a única desse tipo. A sede da Microsoft, em Redmond, Washington, também possui uma estrutura semelhante. Além de servir para pesquisas científicas e fisiológicas, essas câmaras são super úteis em testes de precisão acústica para indústrias como a de tecnologia, automotiva e eletroeletrônicos.
Outro uso interessante é para o treinamento de astronautas. Eles passam por experiências semelhantes para se prepararem para o silêncio do espaço. Afinal, estar em um ambiente tão calmo e sem barulhos é algo bastante incomum para nós, não é mesmo?
Silêncio absoluto pode fazer mal
Embora os sons do dia a dia possam parecer incômodos em alguns momentos, eles são parte essencial da vida humana, até mesmo durante o sono. Por isso, o silêncio total pode causar uma sensação de desconforto maior do que se imagina.
Segundo Steven J. Orfield, o designer responsável pela câmara, ninguém consegue ficar lá por mais de 45 minutos, mesmo em total descanso. A falta de som pode deixar os sentidos completamente desorientados. E tem mais: especialistas afirmam que algumas pessoas podem até ter alucinações nesse ambiente silencioso. É um lembrete curioso de como somos tão hábitos de viver rodeados de sons e estímulos o tempo todo.