Notícias

Significado do cão lamber os próprios pés, segundo especialistas

Muitos tutores de cães já passaram por isso: a curiosidade de ver seus dogs lambendo os pés. Esse comportamento é bem comum entre os caninos e levanta várias questões. Por que será que eles fazem isso? Vamos entender melhor essa atitude que, para eles, vai muito além de um simples gesto.

Os pés humanos são uma verdadeira fonte de informações para os cães. Cheios de cheiros e sabores que não percebemos, atraem a atenção deles. O suor, mesmo que em pequenas quantidades, traz um elemento a mais, já que o sal presente provoca ainda mais curiosidade nos nossos amigos peludos. Com seus sentidos aguçados, os cães conseguem captar detalhes sobre o ambiente e até os hábitos dos tutores.

Atração pelos pés

Quando um cão começa a lamber os pés, pode estar buscando algo mais. Esse gesto pode ser uma forma de pedir atenção. A interação entre cães e humanos não se resume a adestramento; é também sobre reforço de comportamentos. Se, por exemplo, você rir ou se afastar quando seu cão lambe seus pés, ele vai ver isso como um sinal de que a ação é válida e irá repetir. Compreender essa dinâmica pode ser útil, especialmente se você quiser desencorajar esse hábito.

Buscando atenção

Além de querer atenção, lamber os pés também pode ser uma maneira de mostrar carinho. É como se o cão estivesse fazendo uma demonstração de afeto, similar ao cuidado que ele teria com outros membros da matilha. Ao lamber seus pés, ele reforça esse laço de amizade e proteção. Isso cria um ambiente de pertencimento e cuidado, muito natural para os nossos amigos caninos. Para muitos deles, essa ação pode até acalmar, porque eles associam a lambida a momentos de carinho e proteção.

Conexão afetuosa

Entretanto, nem sempre essa lambida é um sinal positivo. Se seu cão começar a lamber de forma excessiva, isso pode ser um alerta. Esse comportamento pode indicar que algo não está certo, seja uma questão de saúde ou estresse. Fique atento a outros sinais, como agitação ou comportamentos fora do normal. Há também a possibilidade de problemas gastrointestinais se a lambida for constante, e, nesse caso, uma visita ao veterinário se faz necessária.

Um sinal de alerta

Lamber os pés é, portanto, um comportamento que mescla comunicação, exploração e afeição. Embora normalmente seja inofensivo, é importante estar atento a qualquer mudança. Um pouco de observação faz toda a diferença para manter seu cão feliz e saudável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo