por que evitar matar aranhas na sua casa

Algumas pessoas ficam em pânico só de ver uma aranha. O instinto delas é pegar qualquer objeto e eliminar o pequeno aracnídeo. Mas será que essa é a melhor solução? Na verdade, matar aranhas pode não ser a melhor escolha, e isso tem a ver com o papel importante que elas desempenham no nosso ecossistema.
As aranhas costumam aparecer em lugares mais escondidos das casas, como em buracos nas paredes ou dentro de móveis. Por serem tão discretas, nem sempre notamos quando elas estão por ali.
Por que as aranhas são importantes?
Geralmente, as aranhas estão apenas atrás de um lugar tranquilo para viver e se reproduzir. A boa notícia é que muitas delas não representam perigo para a saúde humana. Na verdade, elas ajudam a controlar a população de pragas, como mosquitos e outros insetos. Então, é como se tivéssemos uma pequena equipe de controle de pragas dentro de casa!
A grande maioria das aranhas que encontramos por aí é do tipo araneomorfa, aquelas com pernas longas que costumam tecer teias. Essas teias são armadilhas que as aranhas usam para capturar suas presas. Curioso, né? Algumas até se disfarçam entre outras aranhas, apenas para pegá-las.
E quando se trata da dieta, elas se deliciam com insetos que podem transmitir doenças, como os temidos mosquitos. Na África, por exemplo, há aranhas que saltam e têm uma preferência especial por esses insetos carregados de sangue. Ou seja, ao invés de simplesmente eliminar uma aranha, você pode estar dizendo adeus a um bom predador de pragas.
O medo das aranhas
Infelizmente, o medo de aranhas, chamado de aracnofobia, afeta muitas pessoas. Esse sentimento intenso, geralmente relacionado ao número de patas que elas têm, pode gerar reações bem fortes. É interessante notar que, embora algumas aranhas sejam venenosas, a grande maioria não tem veneno capaz de causar danos sérios aos humanos.
Na verdade, somos mais prejudiciais para as aranhas do que elas são para nós. Os relatos de pessoas que sofrem ataques são extremamente raros. As mordidas de aranhas normalmente não trazem riscos sérios de saúde. Então, ao invés de ver uma aranha como uma ameaça, talvez a gente devesse analisá-las como aliadas na luta contra as pestes que nos incomodam.
A próxima vez que você se deparar com uma aranha, talvez um olhar mais curioso e menos assustado faça bem. Afinal, elas só estão procurando seu espaço, assim como nós.