Engarrafamento de 12 dias atinge 100 km de extensão

Em agosto de 2010, um trecho da Rodovia Nacional 110, na China, se transformou em um verdadeiro caos. Imagine milhares de motoristas presos por até 12 dias em um congestionamento que se estendeu por mais de 100 quilômetros! Esse episódio se tornou um dos maiores engarrafamentos da história e segue sendo um exemplo do que pode acontecer quando o tráfego de veículos cresce de forma descontrolada.
Uma mistura explosiva de fatores
Tudo começou no dia 14 de agosto, quando uma combinação de obras na estrada e um significativo aumento no fluxo de veículos provocou a situação. Caminhões carregando carvão e materiais de construção da Mongólia Interior para Pequim foram os primeiros a entupir a rodovia. Para piorar, uma obra que já estava em andamento havia reduzido a capacidade da via pela metade.
Enquanto os caminhões dominavam as faixas mais importantes, o número de carros pequenos também crescia. Resultado: um verdadeiro colapso logístico. Antes que as autoridades conseguissem fechar rotas alternativas para controlar o tráfico, centenas de milhares de pessoas já estavam presas naquele trecho.
Capacidade estourada
A Rodovia Nacional 110 não foi feita para lidar com tanto trânsito. Naquele momento, o tráfego já crescia cerca de 40% ao ano, e a estrada estava operando a 60% acima da sua capacidade original. O aumento na produção de carvão na região e a carência de transporte ferroviário fizeram com que os caminhões passassem a dominar as rodovias.
Com as obras em curso, a situação se agravou ainda mais, levando à paralisação completa do tráfego.
Uma cidade improvisada no meio da estrada
Nas primeiras horas de engarrafamento, o clima era de buzinas, gritos e impaciência. Mas, à medida que os dias passavam, os motoristas perceberam que a espera seria longa. Os carros se moviam a uma velocidade de apenas 1 quilômetro por dia.
Os moradores da região viram uma oportunidade e começaram a montar lojinhas improvisadas ao longo da estrada. Na falta de opções, vendedores passaram a oferecer água, comida e até cigarros. Os preços, no entanto, eram exorbitantes: uma garrafa de água que custava 1 yuan na loja passou a ser vendida a 15 yuan no engarrafamento.
Autoridades tentam conter o caos
Para lidar com a situação, o governo buscou alternativas e decidiu liberar a entrada de mais caminhões em Pequim, especialmente à noite. Embora a estratégia tenha oferecido algum alívio, não foi suficiente para resolver o problema rapidamente. Demorou nada menos que 12 dias até que o trânsito começasse a fluir novamente.
Esse engarrafamento se tornou tão marcante que ganhou uma página na Wikipédia e ficou na memória coletiva como o pior engarrafamento da China. Embora existam registros com mais veículos envolvidos ou maior extensão, muitos especialistas ainda consideram esse o maior engarrafamento da história pelo tempo que durou e pelo impacto que causou.