Exatamente a partir do dia 02/05 os motoristas que possuam multas de trânsito poderão realizar o pagamento das mesmas de forma muito mais prática. E isso se deve ao fato de que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) adotou uma resolução por meio da qual cada pagamento pode ser feito pela modalidade Pix, bem como por boleto ou cartão (débito e crédito).
A plataforma utilizada, nesse caso, será a PagTesouro, que é administrada pela própria Secretaria do Tesouro Nacional.
Até o dia 01/05, a única opção para pagamento de multas era a geração de uma guia de recolhimento. E, agora, os motoristas terão mais opções para regularizar seus débitos de trânsito.
Conforme o Governo Federal, o maior objetivo dessa iniciativa é fazer com que as multas sejam quitadas rapidamente, e que cada motorista tenha menos dificuldade na hora de regularizar seu respectivo veículo.
As multas de trânsito serão pagas com muito mais facilidade!
A nova resolução, acima citada, foi devidamente publicada no Diário Oficial da União no último dia 25 (terça-feira), sendo válida para multas geradas pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, por exemplo.
Vale reforçar que, além de tornar a vida dos motoristas mais fácil, essa nova medida também funciona como incentivo para que os serviços do Governo Federal sejam cada vez mais digitalizados, sendo essa uma afirmação feita por George Santoro, que atua como secretário-executivo no Ministério dos Transportes.
Outro ponto forte diz respeito ao fato de que o serviço de pagamentos funcionará 24 horas por dia, sendo uma ótima alternativa em relação ao GRU (Guia de Recolhimento da União).
Veja também: Passo a passo para solicitar novo CARTÃO DO BOLSA FAMÍLIA
Muitos bancos já aderiram à iniciativa
Diversos bancos já afirmaram oferecer suporte para as novas operações, incluindo instituições como Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco, além de bancos digitais, como o famoso Nubank.
E o processo de pagamento, propriamente dito, de fato será bem mais simples e prático.
Sempre que o motorista precisar de um serviço da União, ou quando acessar o portal Gov.br para pagar algum tributo, a plataforma PagTesouro aparecerá como opção.
Então, será preciso somente clicar sobre o logo da plataforma e, em seguida, escolher a forma de pagamento que pretende usar.
O motorista que escolher a modalidade Pix para pagar suas multas, por exemplo, precisará apontar a câmera do seu aparelho celular para o QR Code que aparecerá, já utilizando o app do seu banco, ou poderá simplesmente copiar o código fornecido.
O pagamento por boleto, por sua vez, se dá de forma simples, assim como em qualquer outro pagamento de contas. Já no caso do cartão de crédito, especificamente, pode haver cobrança de tarifa, valendo a pena que o usuário preste mais atenção às informações que surgirem na tela.
Veja também: Solteiro e sem filhos: posso receber o maior benefício de todos?